Inaugurado em abril de 2014 e com mais de 600 mil veículos produzidos desde então, o complexo industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, acaba de ganhar importantes atualizações. Conforme explica a marca, 8 novos robôs estão sendo instalados nas áreas de pintura e plástico, de modo a reforçar as tecnologias de produção já existentes. A meta é otimizar os processos e entregar ainda mais agilidade, precisão e eficiência na montagem.

No setor de pintura, especificamente, quatro novos robôs são agora responsáveis pela proteção inferior das carrocerias. De forma ordenada e com máxima precisão, aplicam automaticamente a vedação e uma massa protetiva contra ruídos e pequenos impactos nos chassis. Com a novidade, o prédio da pintura passa a contar com um total de 16 robôs, sendo os outros 12 responsáveis por dar cor e personalidade a todas as carrocerias.

Fábrica da Nissan em Resende (RJ) - 9 anos

No prédio dos plásticos, os outros quatro robôs são responsáveis pela aplicação da base da pintura na cabine de pintura dos para-choques. Durante o processo, dois realizam a primeira demão e outros dois ficam com a segunda. Com os novos equipamentos, o processo de pintura dos para-choques passa a ser totalmente automatizado.

Agora, a planta de Resende passa a contar com 113 robôs funcionando diariamente na linha de montagem e mais 160 AGVs (Automatic Guided Vehicles), que são pequenos robôs auto-guiados responsáveis por conduzir carrinhos de peças e plataformas. O único modelo produzido atualmente é o Kicks. Além dele, a fábrica produz o conhecido motor 1.6 16V flex da Nissan.

Novo Nissan Kicks 2025 - Testes nos EUA

Novo Nissan Kicks 2025 em testes nos EUA

Novos SUVs à vista

Recentemente, a Nissan anunciou que o complexo de Resende receberá importantes investimentos e viverá nova fase. Ao todo, serão aplicados nos próximos anos R$ 2,8 bilhões para produção local de dois novos SUVs. Um deles será a próxima geração do Kicks, que já começou a rodar em testes e deverá chegar às lojas em 2025. O segundo modelo ainda é um mistério. Além disso, outra novidade será a produção de novo motor turbo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com