Aposta de peso da Kia no segmento global de caminhonetes médias, a tão falada picape Tasman está cada vez mais perto de se tornar realidade. Depois de rodar apenas com mulas produzidas com peças de outros veículos, o modelo finalmente começou a ser testado com carroceria final e foi alvo de flagras na semana passada. As fotos abriram caminho para a elaboração de projeções, que agora revelam com maior nível de fidelidade como será o design.

Publicadas pelo site russo Kolesa, as renderizações adiantam que a Tasman terá dianteira alta, quadrada e com faróis verticalizados bem ao estilo dos SUVs elétricos da marca, como o EV9. As laterais terão caixas-de-roda quadradas, ampla altura em relação ao solo e leve ressalto no design da coluna C. Na traseira, a tampa da caçamba terá abertura tradicional, mas com o diferencial das lanternas prolongadas na parte superior.

Kia Tasman 2025 - Projeções

A projeção não revela, mas algumas versões terão santo-antônio integrado e apoio de pé no para-choque traseiro (recurso semelhante ao da Ford Ranger). Por dentro, os bancos serão os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas. O console abrigará alavanca de câmbio tradicional (nada de botões giratórios) e os comandos eletrônicos do sistema de tração 4x4.

Outro destaque ficará por conta da motorização. Nesse ponto, a Kia depositará fortes apostas na adoção de um propulsor diesel capaz de fazer a picape alcançar ampla capacidade de reboque e carga útil. Levando em conta os números do segmento, esperamos 3.500 kg e 1.000 kg, respectivamente. O motor mais especulado até agora é o 3.0 V6 turbodiesel de 260 cv usado pelo SUV Mohave. O câmbio deverá ser automático de 8 marchas.

Kia Telluride 2023

Tasman terá painel com super telas, a exemplos de outros modelos da Kia

O projeto da Tasman está sendo tocado pela matriz sul-coreana em parceria com equipes da Austrália. O país da Oceania, inclusive, será um dos primeiros a receber a caminhonete, tendo em vista a força do segmento por lá. Posteriormente, mercados da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina também serão atendidos. Rumores indicam que apresentação inicial será realizada em março, com vendas a partir de 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com