Temos falado sobre a possibilidade de a Kia ter uma picape média há anos, mas somente em março de 2022 a marca confirmou os planos de lançar duas picapes elétricas até 2027. Não vai demorar muito para vermos o resultado. Karim Habib, chefe de design da empresa, disse à revista australiana Carsales, durante o EV Day realizado na Coreia do Sul, que um teaser está bem próximo: "Acho que vocês darão uma olhada em breve".

Segundo rumores, a picape média da Kia terá o nome de "Tasman", a julgar por um pedido de registro de marca, e provavelmente adotará uma linguagem de design semelhante à dos crossovers EV3 e EV5 revelados no evento. Habib disse: "Nosso papel como designers é servir à marca e aos clientes. Projetamos produtos para as pessoas usarem... dentro da estrutura de nossa marca. Portanto, o design precisa ter esses atributos e isso cria automaticamente uma aparência familiar."

Embora fotos de flagra da Coreia tenham mostrado uma picape com um painel frontal inspirado no SUV Mohave, essa deve ter sido uma mula de teste inicial sem a carroceria de produção. De acordo com a declaração de Habib, a nova picape provavelmente se inspirará em veículos elétricos recentes. Se os rumores forem precisos, a primeira das duas picapes terá um layout de cabine dupla e não será apenas elétrico. Na verdade, diz-se que um propulsor a diesel será lançado primeiro, com a variante de emissão zero vindo posteriormente.

Kia Mohave 2020

Ao contrário do Hyundai Santa Cruz, com sua construção monobloco, espera-se que a Tasman seja uma picape mais robusta, com tração nas quatro rodas, montado em uma plataforma de carroceria sobre chassi. Seria uma resposta a nomes de peso no segmento, como a Toyota Hilux.

Segundo consta, ela oferecerá uma capacidade de carga útil de quase 1.000 kg e uma capacidade de reboque de 3.500 kg. Presume-se que esta seja a picape "estratégica" anunciada pela Kia em março de 2022. Em uma entrevista à revista Drive da Austrália em agosto, um porta-voz da divisão local da Kia disse que a picape está programada para estrear em algum momento de 2024. Aparentemente, a produção ocorrerá na Coreia do Sul a partir de 2025 e os revendedores receberão as primeiras picapes a partir de meados daquele ano.

Com o codinome TK, há rumores de que a Tasman será vendida em diversas variantes, desde um modelo utilitário simples até uma potencial variante esportiva para rivalizar com a Ford Ranger Raptor. Acredita-se que o desenvolvimento tenha começado em 2020 e que a Kia Australia esteja profundamente envolvida no processo de engenharia.

Nota: A imagem inicial mostra uma projeção não oficial baseada no Mohave.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com