Volkswagen confirma facelift do Taos para 2025; no Brasil será híbrido

À venda desde 2020, SUV médio terá atualização de meia-vida com design revisado e mais tecnologia

Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline

À venda no mercado internacional desde o final de 2020, o Volkswagen Taos deverá receber importantes novidades dentro da chamada atualização de meia-vida. O facelift já vinha sendo especulado há meses e foi recentemente confirmado pela própria Volkswagen em comunicado. Na ocasião, a marca anunciou o lançamento da versão SE Black nos Estados Unidos e revelou que a ação faz parte dos preparativos para a chegada do Taos reestilizado.

"Para aumentar o entusiasmo pelo Taos 2024 em seu lançamento antes da chegada do modelo reestlizado em 2025, a Volkswagen oferecerá o Taos SE Black", disse a nota. A data exata não foi revelada, mas tudo indica que a atualização será oficializada nos próximos meses e, como dito no comunicado, fará parte da linha do ano que vem. O mercado norte-americano será um dos primeiros a ter o Taos reestilizado, mas o Brasil obviamente não ficará de fora.

Por aqui, o Taos renovado terá importante diferencial tecnológico além da reestilização visual. Embora a Volkswagen ainda mantenha segredo, tudo indica que o SUV será o primeiro veículo da marca no Brasil a contar com sistema híbrido-flex. A tecnologia será do tipo MHEV (híbrido-leve) e usará um motor de partida/gerador de baixa potência ligado ao virabrequim para dar força extra em situações onde o motor a combustão é mais exigido, como acelerações.

O sistema é alimentado por uma pequena bateria e, aqui no Brasil, terá a vantagem de ser flex. Na prática, o sistema não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. A promessa é entregar torque aprimorado, funções de partida/parada mais suaves, frenagem regenerativa e economia extra de combustível.

Volkswagen Tharu reestilizado

Lanternas agora são interligadas na traseira

Quanto ao visual, as novidades do reestilizado Taos ainda são secretas. Protótipos com design renovado ainda não foram flagrados e, por enquanto, a única pista é o Tharu chinês, que foi reestilizado no ano passado e deverá inspirar o Taos. Especulações apontam para para-choques redesenhados, novas rodas, faróis com novo arranjo de iluminação e lanternas interligadas na traseira.

Taos SE Black

Enquanto o modelo reestilizado não chega, o Taos ganha nos Estados Unidos a versão SE Black. Como o próprio nome sugere, a novidade se diferencia pelos elementos escurecidos no design, incluindo rodas, teto, retrovisores e outros. Sob o capô, o motor 1.5 turbo entrega 160 cv de potência e pode vir associado aos câmbio automático de 8 marchas (tração dianteira) ou automatizado de dupla embreagem (tração 4Motion).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com