Kia Tasman já roda quase pronta e promete design robusto contra Hilux
Picape média sul-coreana será lançada no final deste ano e chegará às lojas em fevereiro de 2025
Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Kia para 2024, a picape média Tasman está cada vez mais perto de chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam protótipo rodando com carroceria de produção. Até então, os testes de rua eram realizados apenas com mulas que misturavam peças do SUV Mohave com componentes de outros carros da marca.
O uso do unidades quase prontas indica fase avançada no desenvolvimento do projeto, confirmando que o cronograma está em dia e a estreia oficial de fato acontecerá nos próximos meses. Além disso, os protótipos fornecem ideia mais realista do design e adiantam que a Kia apostará em linhas robustas e ousadas.
Kia EV9 será inspiração para dianteira da Tasman
Nesse sentido, o flagra revela que a Tasman terá dianteira alta, quadrada e com faróis verticalizados bem ao estilo dos SUVs elétricos da marca, como o EV9. As laterais terão caixas-de-roda quadradas, ampla altura em relação ao solo e leve ressalto no design da coluna C. No vídeo, é possível notar ainda o feixe de molas da suspensão traseira e o chassi sob a carroceria (recursos tradicionais de picapes).
Além disso, a caçamba terá santo-antônio integrado, tampa com abertura convencional na vertical e apoio de pé no para-choque (semelhante ao da Ford Ranger). Por dentro, os bancos são os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas. O console abrigará alavanca de câmbio tradicional (nada de botões giratórios) e os comandos eletrônicos do sistema de tração 4x4.
Outro destaque ficará por conta da motorização. Nesse ponto, a Kia depositará fortes apostas na adoção de um propulsor diesel (ainda não revelado) capaz de fazer a picape alcançar ampla capacidade de reboque e carga útil. Levando em conta os números do segmento, esperamos 3.500 kg e 1.000 kg, respectivamente.
Interior será inspirado no painel de outros modelos, como Sportage e Telluride
O projeto da Tasman está sendo tocado pela matriz em parceria com equipes da Austrália. O país da Oceania, inclusive, será um dos primeiros a receber a caminhonete, tendo em vista a força do segmento por lá. Posteriormente, mercados da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina também serão atendidos.
De acordo com a imprensa da Coreia do Sul, familiarizada com os segredos da marca, a Tasman será apresentada ao público no final de 2024 e entrará em regime de produção em série em fevereiro de 2025. A meta será rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e companhia.
Fonte: KCB
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil