Apesar de os números de vendas serem a métrica para avaliar a saúde de um mercado e de seus participantes. Porém, nem sempre contam a história toda. Nesse sentido, os dados da ACEA, a Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis, são solidamente confiáveis.

E o que se aprende com esses números, que abrangem a Europa "ampliada" (União Europeia+Associação Europeia de Comércio Livre+Reino Unido) para o ano passado? Que, entre os grandes, o Grupo Volkswagen e o Grupo Renault se saíram muito bem, enquanto que para o Stellantis 2023 foi moderado. O grupo liderado por Carlos Tavares cresceu sim, mas 3,7% (para 2.128.625 veículos registrados), ou seja, muito menos do que o mercado como um todo, que cresceu 13,7%.

Stellantis vs Volkswagen

É, no entanto, em comparação com seus concorrentes diretos que desempenho menor da Stellantis fica mais evidente, com um aumento percentual cinco vezes menor do que o da Volkswagen (+18,5%) e com cerca de 1,2 milhão de carros registrados a menos do que os 3.324.705 dos alemães. Em 2022, a diferença entre os dois grupos era de menos de um milhão de carros (751.978). Isso significa que, em 2023, a VW cresceu 59% a mais que o rival.

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Uma captura de tela parcial dos dados da Acea com as vendas de 2023 (UE+EFTA+Reino Unido)

Diminuição da participação no mercado

Não muito melhor é a comparação com a Renault, o terceiro maior player europeu em termos de número de unidades vendidas (1.242.293), que apresentou um aumento de vendas de 16,9% em 2023, ou seja, mais de quatro vezes e meia maior do que o Stellantis. Para encontrar um grupo automotivo que cresceu menos que a Stellantis na Europa em 2023 é preciso chegar até a Ford, que ficou na oitava posição +0,4% de aumento.

Se falarmos então sobre as participações de mercado, a da Stellantis caiu de 18,2% em 2022 para 16,6% em 2023, enquanto as da Volkswagen e da Renault subiram de 24,8% para 25,9% e de 9,4% para 9,7%, respectivamente.

Fiat Tipo Hybrid - Point of Review

Fiat Tipo Hybrid 

Fiat, DS e Citroën em queda

A tendência para marcas individuais, novamente no caso da Stellantis, não é positivo. É um tanto chocante ver que, na classificação da Associação Europeia, as únicas três marcas que perderam vendas entre as 34 primeiras são a Fiat (+Abarth) com -3,4% em relação a 2022, a DS com -3,1% e a Citroën com -1,5%. Para encontrar outros desempenhos negativos, é preciso ir até os três últimos lugares do ranking, com Jaguar (-0,4%), Honda (-9,8%) e Mitsubishi (-25,1%).

O renascimento da Alfa Romeo

As notícias positivas para a Stellantis vêm da Jeep, que cresceu 22,6%, e das marcas classificadas como "outras", ou seja, principalmente da Maserati (+22,9%) e, acima de tudo, da Alfa Romeo, que continua a aumentar as vendas a taxas recordes: +52,1%, não só ultrapassando os 50 mil carros registrados (50.088), mas também superando seu concorrente direto "em casa", ou seja, a DS, que parou em 48.444 unidades.

Alfa Romeo Tonale

Alfa Romeo Tonale

A Alfa Romeo está no pódio das marcas que registraram os maiores aumentos percentuais. Liderando o caminho, como de costume, está a Tesla, com +56,9% e mais de 366.000 carros vendidos, seguida pela Lexus, com +53,6% e 60.286 unidades e, é claro, a Alfa Romeo.

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