Quando o Jaguar F-Type foi lançado em 2013, duvidamos que alguém acreditasse que seria o último. Com isso, queremos dizer um carro esportivo da Jaguar com um motor a combustão, mas, infelizmente, o fim de uma era chegou. Diga olá ao Jaguar F-Type ZP Edition 2024, que traz um V8 sobrealimentado sob o capô, tornando-se o último lançamento da marca com um propulsor destes antes da revolução elétrica.

Apenas um pacote de aparência para o cupê ou conversível, a Jaguar recorreu ao seu grupo SV Bespoke para aprimorar tanto o exterior quanto o interior desse F-Type de produção limitada. Ele começa na parte externa com duas opções de cores inspiradas nos primeiros dias do clássico E-Type: azul Oulton Gloss ou cinza Crystal Gloss. Ao escolher a cor azul, você terá um interior de dois tons, repleto de vermelho e preto, enquanto o modelo cinza vem com uma combinação de azul e preto. A Jaguar diz que essas cores nunca foram oferecidas no F-Type antes.

Jaguar F-Type ZP Edition 2024
Jaguar F-Type ZP Edition 2024

Independentemente da cor escolhida, as portas tem um circulo pintado à mão em branco brilhante, homenageando os E-Type de corrida que disputaram diversas provas após o lançamento do modelo em 1961. As bordas da grade também são brancas, e cada F-Type ZP Edition é montado em rodas de 20 polegadas com inserções pretas. O interior tem acabamento adicional em preto e traz um emblema especial que identifica o carro como um modelo especial, posicionado na parte inferior dos para-lamas, nas soleiras das portas e no painel. Há também uma placa especial que identifica o número de produção específico entre 1 e 150. Sim, apenas 150 serão fabricados.

Por baixo de tudo isso, a mecânica é a mesma que equipa o F-Type R na versão P575. Para refrescar sua memória, trata-se de um 5.0 V8 sobrealimentado que produz 575 cv e 71,4 kgfm de torque. Ele aciona as quatro rodas por meio de uma transmissão automática de oito marchas e é capaz de chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos.

Galeria: Jaguar F-Type ZP Edition 2024

"O F-Type cativou os motoristas de carros esportivos por mais de uma década, assim como o E-Type fez cinco décadas antes dele", disse o Diretor Geral da Jaguar, Rawdon Glover. "O ZP Edition é a celebração definitiva dessa linhagem, juntando-se a uma ilustre lista de edições de colecionador inspiradas no patrimônio, incluindo a Project 7 de 2015 e a Heritage 60 Edition de 2020."

A Jaguar mantém o compromisso de lançar apenas veículos elétricos a partir de 2025. Quanto a este último o F-Type, os preços ainda não foram anunciados. Agora vamos ver se esse realmente será o fim do esportivo, pois o mesmo foi dito do F-Type 75 lançado em julho...


VEJA NO CANAL DO INSIDEEVS.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com