Começamos um novo ano e agora podemos olhar para o resultado da indústria automotiva em 2023 de forma oficial. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado teve um aumento de 11,33% em comparação a 2022, considerando carros e comerciais leves. Foram 2.179.363 unidades emplacadas, contra as 1.957.621 unidades do ano anterior.
“Foi um ano em que o setor automotivo demonstrou uma recuperação importante e que deve ser celebrada, tanto que foi a 1ª vez, desde 2019, que tivemos mais de 2 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados no ano. No entanto, temos que lembrar do impulso das medidas provisórias que estimularam o setor, o que mostra que é necessária a busca de soluções permanentes que mantenham o mercado aquecido, já que se trata de um setor que conta com 7.400 concessionárias, instaladas em mais de 1.000 municípios e que respondem por mais de 300 mil empregos e por 5% de participação no PIB nacional”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.
O resultado foi puxado pelo programa do Carro Popular que o governo federal lançou em julho, e o começo da redução das taxas de juros ao longo dos últimos meses. Há um otimismo pela manutenção do crescimento, com a Fenabrave projetando um aumento de mais 12% nos emplacamentos de carros e comerciais leves em 2024. A visão é apoiada pela chegada do Programa MOVER, com incentivos para o desenvolvimento de novos produtos no país, com atenção para a descarbonização.
Sem nenhuma surpresa, a Fiat manteve a liderança do mercado brasileiro, emplacando 475.519 unidades. A Volkswagen consolidou a 2ª posição, somando 344.996 veículos vendidos ao longo de 2024, seguida pela General Motors e suas 328.020 unidades. A Toyota (192.277) conseguiu segurar a 4ª colocação, afastando-se da Hyundai (186.235).
Estreantes do ano, a BYD fechou 2023 em 15ª, com 17.938 unidades, mas surpreendeu em dezembro por ter conseguido entrar no top 10, ultrapassando a Caoa Chery. Já a GWM ficou em 18ª no ano, ao somar 11.479 unidades, com a esperança de aumentar o seu desempenho no ano que vem, agora que iniciou as vendas do Ora 03 e prepara-se para produzir o Haval H6 no Brasil.
POSIÇÃO | MARCA | VOLUME 2023 | PARTICIPAÇÃO 2023 | VOLUME DEZEMBRO |
PARTICIPAÇÃO DEZEMBRO |
1º | Fiat | 475.519 | 21,82% | 46.811 | 19,78% |
2º | Volkswagen | 344.996 | 15,83% | 43.573 | 18,42% |
3º | General Motors | 328.020 | 15,05% | 32.414 | 13,70% |
4º | Toyota | 192.277 | 8,82% | 20.306 | 8,58% |
5º | Hyundai | 186.235 | 8,55% | 21.300 | 9,00% |
6º | Jeep | 126.957 | 5,83% | 8.531 | 3,61% |
7º | Renault | 126.270 | 5,79% | 15.132 | 6,40% |
8º | Nissan | 72.548 | 3,33% | 7.403 | 3,13% |
9º | Honda | 72.041 | 3,31% | 6.586 | 2,78% |
10º | Peugeot | 34.910 | 1,60% | 3.358 | 1,42% |
11º | Citroën | 32.280 | 1,48% | 2.597 | 1,10% |
12º | Caoa Chery | 31.479 | 1,44% | 4.088 | 1,73% |
13º | Ford | 28.711 | 1,32% | 3.317 | 1,40% |
14º | Mitsubishi | 18.715 | 0,86% | 2.716 | 1,15% |
15º | BYD | 17.938 | 0,82% | 5.500 | 2,32% |
16º | Ram | 16.951 | 0,78% | 3.101 | 1,31% |
17º | BMW | 15.108 | 0,69% | 1.747 | 0,74% |
18º | GWM | 11.479 | 0,53% | 2.796 | 1,18% |
19º | Volvo | 8.185 | 0,38% | 1.066 | 0,45% |
20º | Audi | 6.508 | 0,30% | 883 | 0,37% |
21º | Mercedes-Benz | 5.771 | 0,26% | 729 | 0,31% |
A Fiat viu a Strada manter a liderança do ano ao considerar carros e comerciais leves, com 120.600 unidades no acumulado. Porém, pode não ter uma vida tão fácil em 2024, pois o Volkswagen Polo, 2º colocado no ranking geral e 1º entre os automóveis, fechou 2023 com 111.242 unidades, uma diferença de menos de 9 mil unidades. Parece muito, mas o Polo Track ajudou o hatch a ganhar ritmo nos últimos meses.
Apesar de ter sido o líder entre os carros de passeio em 2022, o Hyundai HB20 (88.905) caiu para a 3ª posição (ou 4ª no geral), vendo até o Chevrolet Onix (102.043) ter um desempenho melhor. O Chevrolet Onix Plus foi o sedã mais vendido novamente, com 74.887 unidades. Entre os SUVs, o Volkswagen T-Cross (72.441) conquistou a 1ª posição, que foi do Chevrolet Tracker (66.643) em 2022.
Com as rivais em transição, a Toyota Hilux nadou de braçada e foi a picape média mais vendida com folga, somando 46.200 unidades. A Fiat Toro (51.303) não deu chance entre as intermediárias e ainda tem uma boa distância em comparação à Chevrolet Montana (30.018). Porém, a caminhonete da GM ainda não tem um ano cheio de vendas e a Toro pode perder alguns clientes para a Ram Rampage (8.637) e para a inédita Titano.
A BYD acabou com mais um destaque no ano com o Dolphin, que emplacou 6.807 unidades, o suficiente para que se tornasse o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023, sendo o único a aparecer no top 50 geral.
POSIÇÃO | MODELO | ACUMULADO 2023 | DEZEMBRO 2023 |
1º | Fiat Strada | 120.600 | 10.573 |
2º | Volkswagen Polo | 111.242 | 17.999 |
3º | Chevrolet Onix | 102.043 | 10.839 |
4º | Hyundai HB20 | 88.905 | 9.627 |
5º | Chevrolet Onix Plus | 74.887 | 6.375 |
6º | Fiat Mobi | 73.428 | 7.395 |
7º | Volkswagen T-Cross | 72.441 | 7.792 |
8º | Fiat Argo | 66.717 | 5.218 |
9º | Chevrolet Tracker | 66.643 | 6.769 |
10º | Hyundai Creta | 65.817 | 8.579 |
11º | Renault Kwid | 63.317 | 8.104 |
12º | Jeep Compass | 59.106 | 3.937 |
13º | Volkswagen Nivus | 52.103 | 5.646 |
14º | Fiat Toro | 51.303 | 4.708 |
15º | Nissan Kicks | 50.778 | 4.820 |
16º | Honda HR-V | 48.054 | 4.201 |
17º | Jeep Renegade | 47.389 | 3.234 |
18º | Volkswagen Saveiro | 46.600 | 5.283 |
19º | Toyota Hilux | 46.200 | 4.344 |
20º | Fiat Pulse | 45.808 | 4.357 |
21º | Toyota Corolla | 42.925 | 4.050 |
22º | Toyota Corolla Cross | 42.071 | 4.390 |
23º | Fiat Fastback | 40.404 | 3.949 |
24º | Hyundai HB20S | 30.281 | 3.035 |
25º | Chevrolet Montana | 30.018 | 2.483 |
26º | Peugeot 208 | 28.629 | 2.636 |
27º | Volkswagen Virtus | 27.094 | 3.629 |
28º | Citroën C3 | 26.578 | 2.020 |
29º | Renault Duster | 26.506 | 3.175 |
30º | Chevrolet S10 | 25.967 | 3.133 |
31º | Toyota Yaris | 23.339 | 2.762 |
32º | Fiat Fiorino | 21.864 | 3.485 |
33º | Toyota Yaris Sedan | 20.571 | 2.702 |
34º | Ford Ranger | 20.353 | 2.451 |
35º | Chevrolet Spin | 20.314 | 1.814 |
36º | Jeep Commander | 19.874 | 1.185 |
37º | Toyota SW4 | 16.006 | 1.922 |
38º | Volkswagen Taos | 15.986 | 1.761 |
39º | Caoa Chery Tiggo 5X | 14.400 | 2.225 |
40º | Renault Oroch | 12.734 | 1.359 |
41º | Mitsubishi L200 Triton | 12.644 | 1.821 |
42º | Honda City | 11.842 | 931 |
43º | Honda City Hatch | 10.802 | 813 |
44º | GWM Haval H6 | 10.704 | 2.085 |
45º | Renault Master | 10.611 | 1.133 |
46º | Caoa Chery Tiggo 8 | 9.545 | 1.155 |
47º | Nissan Versa | 8.859 | 1.024 |
48º | Ram Rampage | 8.637 | 2.490 |
49º | Nissan Frontier | 8.388 | 1.024 |
50º | Volkswagen Amarok | 7.978 | 699 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking