Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Volkswagen para o ano que vem, a reestilização de meia-vida da oitava geração do Golf está cada vez mais perto de se tornar realidade. Prova disso vem do próprio CEO da empresa, Thomas Schäfer, que divulgou em seu perfil no Linkedin diversas imagens de modelos da marca. Entre elas, um teaser do renovado Golf 2024 com detalhes da dianteira à mostra.
Apesar de escurecida, a foto revela que o facelift dará ao modelo nova assinatura luminosa com LEDs interligados (incluindo acima da grade) e chamativa versão iluminada do logotipo da Volkswagen. Além disso, haverá para-choques remodelados e com entradas de ar reformuladas, bem como paleta de cores com novas opções de tonalidade. A versão da imagem é da carroceria Variant, como denunciado pelo rack de teto.
No interior, o destaque ficará por conta da gigantesca central multimídia sensível ao toque, que substituirá a tela atual nas versões mais caras. Será um salto e tanto em termos de tamanho e resolução, além de proporcionar avanços importantes em ergonomia e acessibilidade. O software adotado pelo sistema de entretenimento será da versão Mib4 - a mesma que estreou na nova geração do Tiguan.
A Volkswagen também deve aproveitar a mudança para solucionar algumas reclamações, incluindo a ausência completa de botões físicos. Muitos clientes ainda buscam comandos analógicos para acionar funções primordiais como volume e ar-condicionado, especialmente por conta da questão do tato e da intuição.
Por conta das regras anti-poluição do Euro 7, a Volkswagen terá de fazer alterações significativas na mecânica e deixar o Golf 2024 alinhado com todas as diretrizes ambientais em vigor. Entre as mudanças, destaque para o fim das versões equipadas com câmbio manual (até mesmo as esportivas GTI e R).
Flagra revela interior do Golf 2024
Com isso, a transmissão automatizada DSG de dupla embreagem se tornará protagonista em toda a gama. Além disso, a eletrificação passará a ser padrão no portfólio e todas as versões terão algum nível de hibridização. As variantes eHybrid e GTE, com tecnologia híbrida do tipo plug-in, substituirão o motor de 1.4 EA211 pelo 1.5 EA211 Evo, também turbo e de quatro cilindros.
As outras versões, tanto diesel quanto a gasolina, apostarão na hibridização do tipo leve e, dessa forma, devem cumprir todas as regulamentações do Euro 7.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos