Em 12 de dezembro de 2023, a Royal Enfield revelou oficialmente ao mundo a Shotgun 650. Seguindo os passos da edição limitada Motoverse, aqui estão todos os detalhes da moto que estará disponível nas concessionárias Royal Enfield em todo o mundo a partir de 2024. Vale lembrar que ainda não há uma data oficial para sua estreia no Brasil.
Embora Shotgun tenha o mesmo motor bicilíndrico 650 que já é utilizado pelas Continental GT 650 e Interceptor 650, além do mesmo quadro da Super Meteor 650, há mais do que apenas diferenças superficiais que diferenciam a novidade. Com a chegada dessa motocicleta, tudo se resume aos detalhes.
A nova Royal Enfield Shotgun 650 é movida por um motor bicilíndrico de 648 cm3 com refrigeração líquida que produz 47 cavalos de potência a 7.250 rpm e 5,4 kgfm de torque a 5.650 rpm. Ele é acoplado a uma caixa de câmbio de seis marchas. Até agora, tudo isso é extremamente idêntico ao encontrado nas outras três motos 650 da Royal Enfield.
É aqui que você verá algumas mudanças. A Shotgun 650 tem uma distância entre eixos mais curta, maior distância do solo e uma ligeira queda no peso em ordem de marcha em comparação com a Super Meteor 650. Colocamos as dimensões lado a lado para que você possa começar a visualizar a diferença.
Royal Enfield Shotgun 650 | Royal Enfield Super Meteor 650 | |
Distância entre eixos | 1.465 mm | 1.500 mm |
Distância do solo | 140 mm | 135 mm |
Comprimento | 2.220 mm | 2.260 mm |
Largura | 820 mm | 890 mm |
Altura | 1.105 mm | 1.155 mm |
Altura do assento | 795 mm | 740 mm |
Tanque | 13,8 litros | 15,7 litros |
Peso em ordem de marcha | 240 kg | 241 kg |
A equipe de designers e engenheiros da Royal Enfield trabalhou em conjunto para dar à Shotgun uma personalidade própria e distinta. A alteração das características da suspensão da moto pode, sem dúvida, afetar a sensação de pilotagem. A Shotgun 650 usa uma roda dianteira de 18 polegadas e uma traseira de 17 polegadas (são de 19 de 16 polegadas respectivamente na Super Meteor 650).
Embora a Shotgun 650 também tenha um conjunto de bengalas Showa Big Piston invertidas na dianteira, elas têm 33 mm a menos de curso do que os encontrados na Super Meteor. Os amortecedores duplos traseiros da Shotgun, por outro lado, têm 20 mm a mais de curso do que os encontrados na Super Meteor.
Os freios são os mesmos. Na Shotgun 650, você encontrará uma única pinça de freio flutuante ByBre de dois pistões e um disco de 320 mm na dianteira, e uma única pinça flutuante ByBre de dois pistões e um disco de 300 mm na traseira. O ABS é de série em ambas as rodas, assim como as linhas de freio de aço inoxidável trançado de fábrica.
A Royal Enfield Shotgun 650 utiliza um conjunto de medidores redondos na dianteira, com um relógio mesclando elementos digital e analógico para mostrar a velocidade, o indicador de posição da marcha e outras informações. O menor à direita serve de navegação Royal Enfield Tripper, que se conecta ao seu smartphone via Bluetooth para que você possa exibir a navegação, se desejar. Há também uma porta USB para manter seu telefone carregado.
A iluminação completa por lâmpadas de LED também é de série na Shotgun 650. Nas fotos, a moto está com um assento monoposto, mas tem provisões para receber um banco de garupa opcionalmente, apesar de já contar com pedaleiras para o passageiro. Além de segundo assento, o suporte opcional também pode servir como espaço para bagagens.
A Royal Enfield ainda não anunciou o preço da Shotgun 650 em nenhum lugar do mundo. Para 2024, ela estará disponível em quatro cores: Branco Stencil, Azul Plasma, Verde Drill e Cinza Sheet Metal. Quanto à disponibilidade, espera-se que ela comece a ser lançada nos mercados de todo o mundo ao longo de 2024.
Fonte: Royal Enfield
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