O inevitável está prestes a acontecer, já que a JLR (anteriormente conhecida como Jaguar Land Rover) está lançando o primeiro Range Rover elétrico. Mesmo antes da estreia completa, a marca de luxo britânica já está aceitando encomendas dos primeiros clientes. Enquanto isso, os detalhes preliminares confirmam que o SUV premium não perderá as habilidades off-road que o tornaram uma lenda automotiva.
A mudança de motores de combustão para um propulsor totalmente elétrico não será feita às custas das capacidades fora-de-estrada. A marca de propriedade da Tata Motors afirma que os protótipos estão sendo submetidos a um dos mais rigorosos programas de testes de todos os tempos para garantir que consegue encarar qualquer obstáculo. A Land Rover menciona que o Range Rover Electric atravessará águas com profundidade de até 850 milímetros. Isso significa que ele se equiparará ao poderoso Defender equipado com a suspensão com molas helicoidais.
Ele é apresentado como "o Range Rover mais silencioso e refinado de todos os tempos" e oferece desempenho comparável ao de um V8. Lembramos que a variante de oito cilindros usa um motor 4.4 biturbo da BMW de até 615 cv. O Range Rover SV vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 261 km/h.
O Range Rover de emissão zero será montado na mesma plataforma Modular Longitudinal Architecture (MLA) das versões equipadas com motor a combustão. O suporte para carregamento rápido será possível com a adoção de uma arquitetura de 800V. Embora não tenha sido mencionado no anúncio, uma configuração de motor duplo seria uma escolha lógica, já que o SUV elétrico definitivamente terá tração nas quatro rodas.
Os teasers divulgados hoje sugerem um design quase idêntico ao do SUV com motor convencional. Notamos que as tampas centrais das rodas têm uma inscrição EV em vez do logotipo da Land Rover, enquanto a grade parece ter um layout mais fechado. Obviamente, agora há uma porta de carregamento por meio da qual a bateria, presumivelmente grande, receberá sua energia. Não se surpreenda se a capacidade da bateria tiver três dígitos.
O Range Rover Electric encabeça a ambição da JLR de atingir zero emissões de carbono até 2039.
Fonte: Land Rover
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover passa a ser produzido fora do Reino Unido pela primeira vez
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Range Rover elétrico é testado no frio para validar baterias
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Polícia turca tem frota de R$ 16,4 milhões em esportivos como viaturas
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Range Rover da Rainha Elizabeth será leiloado com mais de 170.000 km