Itália: Toyota lidera vendas em mais um mês catastrófico para a Fiat
Dacia Sandero se aproxima do líder Fiat Panda em novembro
Em queda pelo 4º mês consecutivo, o mercado italiano recuou quase 11% na comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com a Unrae, entidade que representa os fabricantes no país, em novembro foram comercializadas 124.251 unidades. Na comparação com o período pré-pandemia, a retração supera os 18% de acordo com o Best Selling Cars Blog.
O acumulado de 2024 chegou a 1.452.973 unidades, 0,2% abaixo do registrado nos onze primeiros meses do ano passado. Na disputa entre as montadoras, o destaque foi a Toyota: com 11.170 unidades, menos de 500 à frente da Volkswagen (10.681), a japonesa comandou as ações com a sua maior participação já registrada na Itália (9%).
Fiat Grande Panda (2024)
Em situação oposta, a Fiat (8.794) amargou uma terceira colocação com uma queda de quase 42%. Este foi o 4º mês consecutivo da marca longe do topo e com a sua 2ª menor participação de mercado, atrás apenas dos 6,9% de agosto. E por muito pouco ela não perde a posição no pódio, já que a Dacia (8.778) registrou uma desvantagem de apenas 16 unidades. Também em péssimo momento comercial, a Nissan (2.419) perdeu praticamente 45% de seus compradores.
POS. |
MARCA |
NOV.24 |
% NOV.24 |
NOV.23 |
% NOV.23 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
TOYOTA |
11.170 |
9,0% |
10.089 |
7,2% |
10,7% |
2º |
VOLKSWAGEN |
10.681 |
8,6% |
9.101 |
6,5% |
17,4% |
3º |
FIAT |
8.794 |
7,1% |
15.094 |
10,8% |
-41,7% |
4º |
DACIA |
8.778 |
7,1% |
8.976 |
6,4% |
-2,2% |
5º |
RENAULT |
7.207 |
5,8% |
7.354 |
5,3% |
-2,0% |
6º |
BMW |
6.447 |
5,2% |
6.181 |
4,4% |
4,3% |
7º |
PEUGEOT |
5.987 |
4,8% |
5.382 |
3,9% |
11,2% |
8º |
FORD |
5.466 |
4,4% |
6.360 |
4,6% |
-14,1% |
9º |
AUDI |
5.276 |
4,2% |
5.664 |
4,1% |
-6,9% |
10º |
JEEP |
4.978 |
4,0% |
5.835 |
4,2% |
-14,7% |
11º |
CITROËN |
4.629 |
3,7% |
4.306 |
3,1% |
7,5% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
4.422 |
3,6% |
4.954 |
3,6% |
-10,7% |
13º |
HYUNDAI |
4.155 |
3,3% |
4.646 |
3,3% |
-10,6% |
14º |
KIA |
3.794 |
3,1% |
3.844 |
2,8% |
-1,3% |
15º |
SKODA |
3.362 |
2,7% |
3.256 |
2,3% |
3,3% |
16º |
MG |
3.185 |
2,6% |
3.080 |
2,2% |
3,4% |
17º |
SUZUKI |
2.801 |
2,3% |
2.955 |
2,1% |
-5,2% |
18º |
OPEL |
2.664 |
2,1% |
3.046 |
2,2% |
-12,5% |
19º |
ALFA ROMEO |
2.479 |
2,0% |
2.726 |
2,0% |
-9,1% |
20º |
NISSAN |
2.419 |
1,9% |
4.367 |
3,1% |
-44,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
124.251 |
100,0% |
139.319 |
100,0% |
-10,8% |
|
ACUMULADO |
1.452.973 |
100,0% |
1.455.320 |
100,0% |
-0,2% |
Entre os modelos, o líder Panda (6.645) recuou mais de 40%, foi o único Fiat presente no top 30 e viu uma aproximação do Dacia Sandero (5.402), algo que pode ser ainda mais crítico nos próximos meses se considerarmos a trajetória de ambos. Com 3.991 unidades, o Citroën C3 em sua nova geração completou o pódio após ter sido apenas o 15º em outubro.
Terceiro colocado no acumulado de 2024, o Jeep Avenger (3.830) foi o 4º, seguido por um Toyota Yaris (3.418) com crescimento de mais de 120%. Em seu 1ª top 20 em mais de três anos segundo o BSCB, o Dacia Spring – versão europeia atualizada do Renault Kwid elétrico – foi o preferido por 1.506 consumidores. Estreando no top 30, o Alfa Romeo Junior emplacou 1.104 unidades.
Jeep Avenger
POS. |
MODELO |
NOV.24 |
% NOV.24 |
NOV.23 |
% NOV.23 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
FIAT PANDA |
6.645 |
5,3% |
11.237 |
8,1% |
-40,9% |
2º |
DACIA SANDERO |
5.402 |
4,3% |
4.865 |
3,5% |
11,0% |
3º |
CITROËN C3 |
3.991 |
3,2% |
2.931 |
2,1% |
36,2% |
4º |
JEEP AVENGER |
3.830 |
3,1% |
3.289 |
2,4% |
16,4% |
5º |
TOYOTA YARIS |
3.418 |
2,8% |
1.553 |
1,1% |
120,1% |
6º |
TOYOTA YARIS CROSS |
3.099 |
2,5% |
3.182 |
2,3% |
-2,6% |
7º |
PEUGEOT 208 |
3.065 |
2,5% |
1.828 |
1,3% |
67,7% |
8º |
VW T-ROC |
3.004 |
2,4% |
2.241 |
1,6% |
34,0% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
2.729 |
2,2% |
2.352 |
1,7% |
16,0% |
10º |
RENAULT CLIO |
2.643 |
2,1% |
2.502 |
1,8% |
5,6% |
11º |
MG ZS |
2.464 |
2,0% |
2.337 |
1,7% |
5,4% |
12º |
FORD PUMA |
2.451 |
2,0% |
2.970 |
2,1% |
-17,5% |
13º |
VW TIGUAN |
2.300 |
1,9% |
1.151 |
0,8% |
99,8% |
14º |
VW T-CROSS |
2.172 |
1,7% |
2.119 |
1,5% |
2,5% |
15º |
BMW X1 |
2.053 |
1,7% |
2.136 |
1,5% |
-3,9% |
16º |
OPEL CORSA |
1.895 |
1,5% |
1.739 |
1,2% |
9,0% |
17º |
TOYOTA AYGO X |
1.783 |
1,4% |
2.584 |
1,9% |
-31,0% |
18º |
KIA SPORTAGE |
1.722 |
1,4% |
1.820 |
1,3% |
-5,4% |
19º |
TOYOTA C-HR |
1.567 |
1,3% |
1.259 |
0,9% |
24,5% |
20º |
DACIA SPRING* |
1.506 |
1,2% |
- |
- |
- |
21º |
PEUGEOT 2008 |
1.473 |
1,2% |
2.019 |
1,4% |
-27,0% |
22º |
VW GOLF* |
1.462 |
1,2% |
- |
- |
- |
23º |
HYUNDAI TUCSON |
1.440 |
1,2% |
1.108 |
0,8% |
30,0% |
24º |
DACIA DUSTER |
1.429 |
1,2% |
3.117 |
2,2% |
-54,2% |
25º |
AUDI Q3 |
1.194 |
1,0% |
1.067 |
0,8% |
11,9% |
26º |
HYUNDAI I10 |
1.167 |
0,9% |
1.550 |
1,1% |
-24,7% |
27º |
KIA PICANTO |
1.149 |
0,9% |
835 |
0,6% |
37,6% |
28º |
NISSAN QASHQAI |
1.146 |
0,9% |
2.902 |
2,1% |
-60,5% |
29º |
ALFA ROMEO JUNIOR* |
1.104 |
0,9% |
- |
- |
- |
30º |
MERCEDES GLA |
1.088 |
0,9% |
1.411 |
1,0% |
-22,9% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: Best Selling Cars Blog, UNRAE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena