Quando a Volkswagen apresentou o ID.2all como um futuro carro elétrico com preço inferior a € 25.000 (R$ 132.647), ela também anunciou um veículo elétrico ainda mais barato. Os planos estão em andamento para projetar um modelo de entrada que custará menos de € 20.000 (R$ 106.118). No entanto, parece que o pessoal de Wolfsburg está procurando um parceiro para acelerar o desenvolvimento e afastar a preocupante concorrência dos rivais chineses.
O site Automotive News Europe cita o jornal de negócios alemão Handelsblatt, dizendo que a Volkswagen está atualmente negociando com a Renault. Aparentemente, as conversas estão em um "estágio inicial" e um dos objetivos é atingir uma produção anual de 200.000 a 250.000 carros para ambas as montadoras. No entanto, como as discussões estão em um estágio preliminar, tem chances de nem sair do papel.
Renault Twingo Concept 2023
Embora a VW tenha se recusado a comentar, um porta-voz da Renault contatado pela ANE disse: "Estamos em diferentes discussões, mas nada foi finalizado".
A marca francesa vai se antecipar à VW, preparando-se para lançar o novo Renault 5 em 2024, um ano antes de o ID.2all virar um modelo de produção em série. Além disso, a fabricante já previu o renascimento do R4 em 2025 e a próxima geração do Twingo. Na foto acima, este último servirá como o veículo elétrico de entrada da empresa e está programado para iniciar as vendas em 2026.
A Renault está usando a arquitetura Ampr Small (anteriormente conhecida como CMF-BEV) como base para o 5, o 4 e o Twingo. Embora esses veículos sejam vendidos apenas como elétricos, nenhum deles usará uma arquitetura realmente exclusiva para VEs. Isto porque até 70% das peças virão da plataforma CMF-B, já usada na Europa e que será a base do inédito Kardian no Brasil.
Não está claro se o carro elétrico de entrada da VW terá algo em comum com o Twingo ou se o plano é desenvolver uma nova arquitetura. O elétrico masi barato da Renault também custará abaixo do limite de € 20.000 e substituirá o Twingo Z.E. vendido atualmente na Europa.
Vale a pena observar que o Twingo Z.E. foi desenvolvido em conjunto com a Daimler e seu Smart ForTwo elétrico, como parte da parceria que deu origem também ao motor 1.3 turbo que equipa Duster e Oroch no Brasil.
Fonte: Handelsblatt via Automotive News Europe