Na semana passada, a Renault apresentou um teaser do 5 E-Tech, e agora o carro inteiro vazou. Imagens de registro publicadas pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) mostram o modelo subcompacto e seu design neo-retrô. Esse atraente hatch elétrico substituirá o Zoe e, melhor ainda, terá uma versão esportiva preparada pela Alpine.

O Renault 5 E-Tech mostra a luz indicadora de carga no capô que vimos no teaser, e há duas portas de carregamento: Uma no para-lama dianteiro esquerdo e outra no para-lama dianteiro direito. Até mesmo o design da roda foi mantido em relação ao conceito, embora os aros do desenho interno pareçam um pouco menores.

Renault 5 E-Tech 2024 - Imagens de registro

Em comparação com o conceito, o R5 de produção perde a barra de luz traseira para dar lugar a uma peça de acabamento preta. Ele tem espelhos retrovisores laterais maiores e maçanetas tradicionais nas portas dianteiras, em vez das maçanetas retráteis que vimos no protótipo. Montada no pilar C, a maçaneta das portas traseiras agora é maior. O teto preto e os detalhes em vermelho indicam que estamos diante de uma versão mais cara do pequeno veículo elétrico.

Vale a pena notar que a terceira geração do Renault 5 será apenas elétrica, mas não será montada em uma plataforma EV dedicada. O novo hatch usará a base do Clio e herdará até 70% do hardware para reduzir os custos de produção. A plataforma foi batizada de AmpR Small (anteriormente CMF-B EV). Incomum para um carro do segmento B, ela terá uma suspensão traseira multi-link, o que deve se traduzir em uma dinâmica mais precisa.

Renault 5 EV

Inicialmente, o Renault 5 E-Tech será vendido estritamente com uma bateria de 52,0 kWh com capacidade para 400 quilômetros de alcance de acordo com o WLTP. Uma variante mais barata com um conjunto de 40,0 kWh e uma autonomia menor será lançada mais para frente. Essas baterias se beneficiarão de uma maior densidade de energia em comparação com o Zoe. O novo veículo elétrico será menor, com apenas 3,92 metros de comprimento.

Quanto ao preço, a Renault diz que cobrará cerca de € 25.000 (R$ 132.432). Como comparação, o Dacia Spring, versão europeia do Kwid E-Tech, parte de € 20.510 (R$ 108.647). A estreia mundial do Renault 5 E-Tech está marcada para 26 de fevereiro no Salão de Genebra (Suíça) em 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com