Iniciada na última sexta-feira, a pré-venda da picape Ranger Raptor rendeu números comerciais recordes para a Ford. De acordo com a marca, as 400 unidades disponíveis nos primeiros lotes foram esgotadas em apenas 5 horas de oferta – das 14h00 às 19h00 – sendo que 250 foram arrematadas em meia hora. A expectativa é que pelo menos 200 unidades sejam entregues até fevereiro, enquanto os demais compradores devem receber a picape até maio.
Importada da Tailândia (ao contrário das demais versões, que vêm da Argentina), a Raptor se diferencia pela preparação especial de fábrica. Todo o projeto foi pensado para fazer a picape entregar mazia performance tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada. O próprio chassi tem uma construção diferente, começando pelas bitolas 90 mm mais largas e pela troca do feixe de molas pelas molas helicoidais na traseira.
Ford Ranger Raptor (BR)
Além disso, a carroceria também foi modificada e ficou 10 mm maior em comprimento (5.360 mm), 193 mm em largura (2.208 mm) e 40 mm em altura (1.926 mm). A suspensão tem amortecedores eletrônicos da Fox, com diversas regulagens, que variam tanto pelos seletores de modos de condução quanto por ajustes individuais para os amortecedores, escape e direção. Os para-lamas são exclusivos tanto pela bitola quanto pelo curso do conjunto, que é de 256 mm na dianteira e 290 mm na traseira.
Sob o capô, o 3.0 V6 biturbo, a gasolina, entrega 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque, fazendo da Raptor a picape média mais rápida do Brasil. Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. O consumo é de 8,3 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, sendo o tanque capaz de armazenar até 82 litros.
O câmbio é automático de 10 marchas com acerto próprio, distribuição de tração automática e diferenciais dianteiro e traseiro blocante. A Ranger Raptor tem preço sugerido de R$ 448.600 e pode ser adquirida nas cores Laranja Saara, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca ou Cinza Diamantina.