Já sabíamos que isso iria acontecer e chegou a hora de finalmente dizer adeus ao Audi TT. Apresentado originalmente no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 1995, o modelo de primeira geração foi colocado à venda três anos depois na carroceria cupê, ganhando uma versão conversível em 1999. Após quase 26 anos de produção e três gerações depois, o último Tourist Trophy saiu da linha de montagem da fábrica da Audi em Györ, na Hungria.
De 18 de fevereiro de 1998 a 10 de novembro de 2023, a Audi montou um total de 662.762 veículos. O último da geração é um TTS Coupe com motor 2.0 turbo a gasolina e tração integral Quattro compartilhada com o S3. Em um mundo automotivo dominado por crossovers e SUVs, estamos francamente surpresos que o TT tenha conseguido sobreviver por um quarto de século.
A triste imagem não vem acompanhada de um comunicado à imprensa, pois o anúncio foi feito pela Audi em sua conta oficial alemã no Instagram. O último TT está acompanhado do conceito de 1995 que mencionamos anteriormente e por um conversível da primeira geração com o desejável interior de couro com costura em estilo de beisebol. Indiscutivelmente, a terceira geração do TT foi o carro mais estiloso construído na plataforma MQB, mas sempre preferiremos o visual do TT original.
Antes de sair de linha, o TT gerou um monte de edições finais em diversos mercados. Sua aposentadoria efetivamente dá início ao desaparecimento gradual do motor de cinco cilindros, que ainda está disponível nos modelos RS3 e RS Q3. Em seu auge, o carro esportivo era oferecido com um motor ainda maior, já que as duas primeiras gerações estavam disponíveis com um VR6.
Quanto ao que o futuro reserva, a marca de luxo alemã sugeriu que o TT poderia retornar um dia como carro elétrico, mas a decisão ainda não foi tomada. Esperamos que continue sendo uma dupla de cupê e conversível. Dito isso, não podemos esquecer que a Audi criou conceitos com diferentes estilos de carroceria, como um sedã (na forma do TT Sportback) e um crossover (o TT Offroad).
Fonte: Audi Deutschland / Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após idas e vindas, Audi TT será transformado em crossover elétrico
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Audi confirma que TT será substituído por esportivo elétrico
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Chefão da Audi sugere que TT poderá não ter próxima geração
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Audi TT 2019 comemora 20 anos com novo visual e mais potência