Esportivos têm visual renovado e mudanças nos pacotes de equipamentos; preços vão de R$ 442.990 a R$ 605.990

Depois do período de pré-venda, a Audi começa a entregar as primeiras unidades dos esportivos TT RS, RS 4 Avant e RS 5 Sportback renovados no Brasil. O trio, que tivemos a oportunidade de acelerar no Circuito Panamericano, atualizam visual e lista de equipamentos, além de oferecer a opção de personalização de cores internas, externas e opcionais ao gosto do cliente. 

A maior novidade no trio está no RS 5 Sportback, que substitui o RS 5 Coupé no catálogo brasileiro. Nos demais, não houve nenhuma alteração mecânica, mantendo desde os 400 cv do TT RS e os 450 cv dos RS 4 e RS 5, até o sistema de tração integral quattro já conhecido da história da Audi Sport.

Audi TT RS

O "filhotinho" da Audi Sport é também um dos modelos mais divertidos. Já falamos bem dele num comparativo com o Porsche 718 Boxster GTS, e pouca coisa mudou desde então. Apesar de ser o menor, guarda um respeitado motor da marca, o famoso 5-cilindros que fez a fama da Audi na época do WRC. Lógico que estamos falando de uma geração diferente, agora um 2.5 litros com 400 cv e 48,9 kgfm.

Audi TT RS 2021 (BR)
Audi TT RS 2021 (BR)

O TT RS traz menos mudanças visuais que os demais modelos. Na dianteira, dá pra ver as diferenças nas entradas de ar maiores nas laterais e no spoiler dianteiro. Na traseira, ele recebe duas saídas de ar no para-choque e o aerofólio ganha mais destaque com uma leve mudança em suas extremidades. Faróis e lanternas não mudam, com sistema fullLED Matrix de série. Por dentro, há novos modos de visualização no painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit. 

Audi TT RS 2021 (BR)

Apesar de ser o "menos" potente da família (o motor ainda é compartilhado com RS Q3 e RS 3), suas dimensões compactas o transformam em algo que encara a pista até melhor que os irmãos maiores. Além de rápido, o TT RS entra nas curvas como um kart e, com o sistema de tração integral quattro, transmite mais segurança para procurar o limite. Ao mesmo tempo, tem um ronco encantador, principalmente nas trocas de marchas do câmbio S-Tronic de dupla embreagem, com 7 marchas. 

Custa R$ 442.990, mas pode receber um kit externo em preto (R$ 15 mil), interior Design com mudanças nos tecidos e cores (R$ 12 mil) e uma cor especial para a carroceria (R$ 37 mil). Para ser sincero, o "basicão" já atende muito bem...

Audi RS 4 Avant e RS 5 Sportback

A apaixonante perua da Audi Sport e o Sportback também foram renovados. E as mudanças são mais profundas que no TT RS, incluindo visual, pacote de equipamentos e outras funcionalidades. A dupla mantêm o motor V6 2.9 biturbo intocado, com 450 cv e 61,2 kgfm de torque, assim como a transmissão com o câmbio automático de 8 marchas e tração integral quattro nos dois casos.

Audi RS 5 Sportback (BR)
Audi RS 4 Avant 2021 (BR)

É mais fácil ver as diferenças visuais desta renovação que no TT RS. Na dianteira, o novo para-choque vem acompanhado de novos faróis full-LED Matrix. Na traseira, o para-choque também muda e se junta às lanternas com um novo arranjo interno, também totalmente em LEDs. Por dentro, como aconteceu no A4, o destaque fica para a nova central multimídia, com tela de 10,1" agora com tela sensível ao toque e com um novo software. Diferencia-se principalmente pelo mostrador específico para os RS, exibindo as temperaturas de componentes como motor, diferencial e transmissão, assim como mostradores específicos no painel de instrumentos. 

Audi RS 4 Avant 2021 (BR)

O Sportback traz ainda os faróis full-LED Matrix Laser, indisponíveis na perua. Porém, o pacote de equipamentos é idêntico, inclusive agora com piloto automático adaptativo de série. Também recebem o Phone Box, um carregador por indução que conversa com o espelhamento sem fio do sistema multimídia. Mantém o seletor de modos de condução, agora com os extras RS1 e RS2, ativados por um botão no volante e configuráveis. 

Na pista do Circuito Panamericano, bastante travado, a força extra da dupla faz a diferença - apesar de não serem pequenos nem leves. Além disso, o sistema de tração integral consegue jogar até 85% na traseira ou 70% na dianteira conforme a situação. Ou seja, contornam as curvas colados ao chão e sempre no controle, mesmo quando você passa um pouco do ponto certo. 

Galeria: Audi RS 5 Sportback (BR)

Preços? O RS 4 Avant custa R$ 585.990, com a opção de pacote exterior em preto (R$ 15 mil), pintura do pacote Exclusive (R$ 37 mil, como a clássica Azul Nogaro) e os freios de cerâmica (R$ 60 mil). Para o RS 5 Sportback, temos preço inicial de R$ 605.990 e a diferença que as rodas de 20" podem vir na cor bronze (R$ 25 mil). Em ambos os casos, o básico já vem bem recheado, com direito a sistema de som Bang&Olufsen e rodas aro 20". 

Galeria: Audi RS 4 Avant 2021 (BR)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com