Apresentada na primeira quinzena de outubro, a nova geração do BMW X2 já está confirmada para o mercado brasileiro. Durante evento nos EUA, porta-vozes da companhia confirmaram que o SUV repaginado deve começar a desembarcar no Brasil a partir do segundo semestre do ano que vem.
No entanto, não será desta vez que o BMW X2 será fabricado no Brasil. De acordo com a empresa, neste primeiro momento a nova geração do SUV será apenas importada a partir da linha de montagem da empresa em Regensburg (ALE). A BMW repetirá então a estratégia da geração anterior, importada do mesmo lugar e que foi oferecida no Brasil entre 2018 e o início de 2022.
Quanto à variante elétrica do BMW X2, a iX2, a BMW ainda não tem datas oficiais para sua chegada ao mercado brasileiro, uma vez que as vendas do SUV terão inicio oficialmente apenas em março de 2024 em outros mercados fora do Brasil. Por outro lado, a BMW foi até repetitiva ao dizer que opera baseada na demanda. Desta forma, o iX2 ainda não estaria totalmente descartado para o mercado brasileiro.
A BMW tomou cuidado para não fazer apenas um X1 com traseira diferente. Apesar de perceber alguns traços, o X2 tem faróis diferentes, acompanhados por uma grande grade dianteira, principalmente nesta versão M35i xDrive, a mais esportiva. Nas laterais, as maçanetas embutidas como no X1 e, na caixa de rodas traseira, um perfil mais muscular e largo, dando ênfase a um perfil mais esportivo.
A traseira será algo que promete discussões. Os cortes retos, as lanternas que invadem a tampa traseira e até mesmo um extrator e aerofólio formam um pacote que não lembram outros SUVs da família. Como um SUV-cupê, a caída do teto em direção ao fim do carro é acentuada a partir da coluna C, não prejudicando muito o espaço dos ocupantes do banco traseiro. Como opcional, uma grade com o contorno iluminado.
Se por fora o novo X2 se diferencia do X1 em diversos pontos, por dentro são bem semelhantes. Há um conjunto de duas telas, a de 10,25" para os instrumentos e 10,7" para o sistema multimídia, que pode inclusive ter jogos casuais por uma plataforma de streaming. O novo BMW iDrive tem o Quick Select, uma novidade para facilitar o uso das principais funções.
Em dimensões, o novo BMW X2 mede 4.554 mm de comprimento, 2.692 mm de entreeixos, 1.845 mm de largura e 1.590 mm de altura. Na comparação com seu antecessor, são 194 mm a mais no comprimento, 22 mm entre os eixos e pouca coisa em largura e altura. As rodas vão de 17"a 21", dependendo da versão. O modelo cresceu em dimensões na comparação com o X1 de nova geração para se distanciar do modelo que lhe deu origem, mas também para se adiantar ao possível fim do X4.
O novo BMW X2 a combustão estará disponível em versões com o motor 1.5 turbo, com sistema híbrido-leve, e 2.0 turbo, inclusive na versão esportiva M35i, que vai aos 317 cv e tem equipamentos como a suspensão adaptativa e freios de composto cerâmico. O elétrico iX2 chegará com dois motores elétricos, sendo a versão com apenas um motor apresentada em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primeiras impressões: BMW X2 xDrive20, bruto por fora mas refinado por dentro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW acelera crescimento com lançamentos e aumento de produção
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Primeiras impressões BMW X2 M35i: nova geração cresce e aparece