Após meses seguidos de flagras e especulações, a Stellantis finalmente oficializa nesta terça-feira (7) o lançamento da aguardada Ram 1500 2025. Como em típicas atualizações de meia-vida, a picape incorpora modificações no visual e adições importantes no pacote tecnológico. De quebra, recebe também mudanças na mecânica com novo motor da família Hurricane e versão eletrificada inédita batizada de Ramcharger.
Por fora, a típica grade Ram ficou maior e levemente inclinada para a frente. O tamanho é basicamente o mesmo em todas as versões, mas o desenho interno varia de acordo com a configuração escolhida. Há variações entre cromado, cor da carroceria e superfície fosca sem pintura. Destaque ainda para o novo logotipo da marca ao centro, faróis com iluminação em LED premium, novas lanternas traseiras e rodas redesenhadas em todas as versões.
Por dentro, a Ram melhorou a qualidade dos materiais do acabamento e atualizou o pacote tecnológico. O quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas, enquanto a tela do sistema de entretenimento Uconnect 5 pode ser de até 14,5 polegadas (contra 12 polegadas de até então). É novidade também a tela de 10,25 polegadas exclusiva do passageiro, como já acontece em alguns modelos da Jeep. A cabine também possui head-up display, carregamento duplo sem fio para celulares e espelho retrovisor digital.
Sob o capô, os puristas serão obrigados a dar adeus ao tradicional motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm de torque. Agora, entra em ação o 3.0 de 6 cilindros biturbo da família Hurricane classificado pela marca como "o motor Ram mais forte de todos os tempos”. Conta com bloco de alumínio fundido, tampas dos mancais principais de aço com parafusos cruzados, virabrequim de aço forjado e bielas de aço forjado.
Nova Ram 1500 Rebel 2025
Aos interessados, o novo powertrain está disponível em duas versões. A primeira entrega 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque, enquanto o ajuste mais produz 547 cv e 72 kgfm de força. O conhecido 3.6 V6 Pentastar continua disponível nas versões de acesso, sendo todos os propulsores combinados com a transmissão automática de 8 marchas. A Ram 1500 2025 tem capacidade máxima de reboque de 5.252 kg e limite de carga útil de 1.043 kg.
Além do facelift, a Ram 1500 2025 estreia portfólio recheado de novas opções. É o caso da versão de luxo Tungsten, que passa a ser posicionada como nova opção topo de gama. Possui bancos dianteiros com massagem elétrica de 24 posições revestidos em couro Natura Plus (também são aquecidos e ventilados), camurça para cobrir o teto e as colunas A e B, além de emblema exclusivo no console central e sistema de áudio Klipsch Reference Premium de 23 alto-falantes.
Novidade também é a variante RHO, com proposta voltada para desempenho off-road e posicionada acima da atual Rebel. O visual acompanha a vocação de cada versão (luxo ou fora-de-estrada), mas a novidade agora é o desenho dos faróis passa a ser unificado. Até então, os modelos Rebel e Big Horn, por exemplo, tinham faróis diferentes da Limited.
Por fim, é novidade a versão eletrificada Ramcharger. Nesta configuração, a picape tem motor 3.6 V6 responsável por alimentar o gerador que abastece uma bateria de 95 quilowatts-hora. O propulsor não tem ligação mecânica com as rodas e, por isso, a picape não é classificada como híbrido plug-in (a marca o define como elétrica). A Ram promete autonomia de 1.110 km entre a bateria e o sistema de carga, com um tanque de combustível de 102 litros alimentando o V6.
A Ramcharger tem dois módulos de acionamento elétrico (EDM) – 340 cv dianteiro e 323 cv traseiro. O modelo pode desconectar automaticamente as rodas dianteiras para que possam girar livremente para maximizar a eficiência. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 96 km/h em 4,4 segundos, com a bateria fornecendo cerca de 234 km de autonomia apenas elétrica. Ao todo, são 6.350 kg de capacidade de reboque 1.190 kg de capacidade de carga útil.
Ram 1500 Ramcharger 2025
O restante da linha Ram 1500 2025 inclui os acabamentos Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Rebel, Limited Longhorn e Limited. O modelo RHO estará à venda nos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2024. A Ram REV e a nova Ramcharger chegarão às lojas no quarto trimestre de 2024. A chegada do facelift ao Brasil deverá acontecer na sequência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora