Na escala da Range Rover, agora uma submarca da JLR, o Velar é o intermediário. Acima do Evoque, chegou ao mundo em 2017 com um design próprio, principalmente pela traseira alongada e com um leve caimento, sem chegar a ser um SUV-cupê. Agora, ele chega ao Brasil com uma leve reestilização a partir de R$ 643.950.

Fomos até a França para o conhecer de perto e entender o que mudou. Se por fora foi algo leve, por dentro o Velar ficou mais moderno e mais prático de usar no dia a dia com a nova geração de tela multimídia. E para o Brasil, segue sendo vendido com o conjunto P400e, o 2.0 turbo com sistema plug-in de 404 cv e 65,3 kgfm de torque no total, este também melhorado.

Range Rover Velar 2024 (BR)

Menos é mais, segundo o mercado de luxo

Já falamos algumas vezes que a JLR mudou seu posicionamento, algo como uma "marca de luxo que produz carros". Apesar do Velar ser um carro de identidade forte, a equipe de design fez leves mudanças, principalmente na dianteira. Recebeu uma nova grade, com visual mais limpo e com um novo tipo de acabamento. Os faróis não trocam o formato, mas agora recebem a tecnologia com LEDs Pixel, com 67 pequenos LEDs que acendem e apagam conforme a necessidade, inclusive para não ofuscar outros motoristas.

Na traseira, um parachoque mais baixo melhora o equilíbrio do design e melhorar as proporções. As lanternas são em LEDs 3D escurecidas e estão acompanhadas de um novo brake light que está em toda a largura do spoiler traseiro. São pequenas mudanças para uma leve atualização externa e o que mais muda é o interior. 

Range Rover Velar 2024
Range Rover Velar 2024
Range Rover Velar 2024

O Range Rover Velar aposta no esquema mais limpo também por dentro, principalmente no console central. Ele troca as duas telas centrais por apenas uma, agora com 11,4" em formato curvo, mas com um grande trabalho na usabilidade do sistema. Nas extremidades laterais, a tela recebe botões virtuais para controle do ar-condicionado e seletor de modos de condução, por exemplo, com uma boa resposta. Abaixo, abre espaço para um novo porta-objetos com um carregador por indução protegido. Ficou mais limpo e pode receber acabamento livre de couro como opcional. 

O Velar recebe um sistema de filtragem do ar e sistema de iluminação selecionável, além do sistema de cancelamento de ruídos externos, que utiliza o sistema de som da Meridian para anular o que acontece do lado de fora em pelo menos 4db. 

Mudanças no conjunto PHEV

No Brasil, o Range Rover Velar é vendido apenas com o conjunto P400e. Ou seja, o motor 2.0 turbo, com sistema híbrido-leve de 48 volts, atua em parceria com um conjunto elétrico, composto por um motor elétrico na transmissão (automática de 8 marchas) e uma bateria, que agora tem 19,2 kWh de capacidade, um aumento de 12% pelo novo design de módulos. 

São 404 cv e 65,3 kgfm no conjunto. Chega aos 100 km/h em 5,1 segundos, mas o destaque é a autonomia elétrica de 64 km no WLTP e 51 km, segundo a JLR, em ambiente real. A velocidade no modo elétrico é de até 140 km/h. O Velar agora pode ser recarregado em DC, chegando aos 50 kW - assim, vai de 0 a 80% das baterias em 30 minutos. Em um wallbox de 7kW AC, vai de 0 a 100% em 2,5 horas.

No Brasil, o Range Rover Velar chega por iniciais R$ 643.950 e pode ir aos R$ 703.630 na mais completa. Entre os equipamentos disponíveis, estão as rodas de 21", teto panorâmico elétrico, faróis Pixel LED, sistema de som Meridian, bancos em couro Windsor e o pacote de assistentes, com piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de faixas, alerta de ponto-cego, suspensão adaptativa e outros. 

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