Nesta edição do Semana Motor1.com, o noticiário foi dominado pela Renault. A marca finalmente revelou algumas informações oficiais do Kardian, seu novo SUV que brigará com o Fiat Pulse. Para a Europa, a Dacia deverá apresentar a nova geração do Duster no próximo mês, prometendo diversas melhorias.
Por último, a Renault ainda apresentou um novo conceito de picape, batizado de Niagara, que dá o primeiro vislumbre a respeito de uma nova Oroch no futuro. Já a Toyota está preparando o terreno para o lançamento da nova geração de Hilux e, consequentemente, do SW4. Enquanto isso não acontece, conseguimos um projeção para o SUV. Por último, mais informações a respeito do facelift para a Volkswagen Amarok.
A Renault apresentou o novo Renault Kardian, um SUV que não tem relação com o Sandero, apesar de algumas semelhanças. Ele é construído em uma plataforma nova, semelhante à CMF-B europeia, mas com modificações para se adaptar a carros de quatro a cinco metros de comprimento. O Kardian é o primeiro de uma série de oito novos modelos que a Renault planeja lançar em mercados fora da Europa, incluindo o Brasil.
Ele é projetado para competir com o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse. Com um motor de 1.0 turbo, injeção direta de combustível e flex, o Kardian promete potência de 125 cv e um torque de 22,4 kgfm, superando Nivus e Pulse turbo. O SUV mede 4,11 metros de comprimento, possui um entre-eixos de 2,60 metros e uma altura de 21 centímetros em relação ao solo.
A próxima geração do Dacia Duster, que pode eventualmente ser o novo Renault Duster no Brasil, será revelada em novembro, em Portugal. O novo Duster adotará elementos de design do conceito Bigster e deve apresentar para-lamas alargados, capô alto e uma aparência robusta. O modelo será baseado na plataforma CMF-B, que permite eletrificação. O Duster também usará freios a disco na traseira pela primeira vez. Mais detalhes sobre preços, motores e versões serão divulgados no lançamento europeu.
Juntamente com o lançamento do Kardian, a Renault apresentou o conceito Niagara, que é uma prévia da próxima geração da Renault Oroch devendo chegar até 2027. A Renault Niagara é uma picape intermediária de chassi monobloco que será maior do que a Oroch atual, medindo 4,95 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. A plataforma usada é a CMF-B, e o conceito é híbrido, com um motor a combustão auxiliado por um sistema híbrido-leve de 48 volts na dianteira e a é integral graças ao uso de um motor elétrico no eixo traseiro.
A próxima geração da Toyota Hilux e do SW4 deve ser lançada no final de 2024 ou início de 2025. Os veículos adotarão a plataforma TNGA-F e permitirão eletrificação. A Hilux manterá o motor 2.8 turbodiesel, com suporte de um sistema elétrico de 48 volts para se tornar híbrida. O design do novo SW4 terá a nova linguagem da Toyota, mantendo a robustez. Detalhes completos e as especificações exatas serão anunciados no lançamento.
O facelift da Volkswagen Amarok deve ser apresentado como modelo 2025 no próximo ano. O novo design inclui um para-choque dianteiro mais robusto e similar ao da Saveiro, faróis com LEDs semelhantes aos do Nivus e um filete de LED na grade, como o Taos. O interior terá apenas pequenas alterações na cor do painel e nos bancos. A Amarok continuará a ser oferecida com o motor V6 no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Nova geração da Amarok poderia ter seguido outros caminhos, revela designer