Sergio Pérez chegou a Austin em meio a uma grande pressão por resultados na temporada 2023 da Fórmula 1. Mas, para além disso, o mexicano precisou usar o dia de mídia do GP dos Estados Unidos para rechaçar as especulações de que poderia anunciar sua aposentadoria da categoria nos próximos dias.

Enquanto Max Verstappen conquistou o tricampeonato no GP do Catar, o mexicano viveu um fim de semana bem diferente em Losail, abandonando a sprint e superando três punições por limites de pista para terminar em décimo no domingo.

Christian Horner reconheceu que precisava sentar com Pérez para "voltar ao básico", afirmando que a Red Bull não tem mais uma dupla de pilotos como Mercedes, Ferrari e McLaren.

Após o GP do Catar, especulações surgiram na internet de que Pérez usaria o GP do México da próxima semana para anunciar sua aposentadoria da categoria. Mas o piloto, que tem contrato com a Red Bull para 2024, tratou de rechaçar os rumores, afirmando que está rindo das conversas.

"Só posso rir", disse. "Não há nada que eu possa fazer. Estou focado no meu trabalho. Isso resume minha temporada. Alguém disse algo sobre mim e, do nada, isso vira verdade. Mas eu tenho um contrato para o próximo ano e não tenho motivos para não concluí-lo".

"Vou dar o meu melhor. Tenho um compromisso. Mas, para além disso, não será meu último contrato na F1".

Explicando que nunca sequer considerou a aposentadoria, Pérez seguiu: "É difícil, claro. Não é ideal quando você atravessa uma fase dessas, um período difícil da carreira. Mas eu amo o desafio de me recuperar. Acho que o mais fácil seria me afastar. Mas não é quem eu sou e não vou desistir".

"Não tenho dúvidas de que voltarei ao meu melhor nível, e esse é meu único objetivo em mente. Sequer estou considerando aposentadoria ou algo do tipo porque esse seria o caminho fácil".

Enquanto a Red Bull mantém sua posição de que Pérez seguirá em 2024, a equipe possui precedentes nas mudanças de pilotos, com Daniel Ricciardo sendo o principal candidato caso o mexicano não consiga cumprir com o esperado.

"Não estou pensando nisso, estou apenas curtindo o momento. Aos 33, tenho bons anos pela frente. Como atleta, você quer maximizar sua carreira. Estou com a Red Bull e quero seguir com a Red Bull mas, obviamente, precisa funcionar para ambos os lados".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com