Depois de anos de atuação no segmento com os modelos Duster e Captur, a Renault deverá finalmente ampliar sua oferta e passar a explorar o mercado de SUVs de porte médio. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam o novato Austral rodando em testes no Brasil. O modelo foi lançado na Europa no ano passado e concorre diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e companhia.

Nas imagens, captadas por Juliano Oliveira e publicadas pelo site Auto+, o Austral aparece no trânsito e com carroceria parcialmente camuflada. A Renault aplicou disfarces na tampa do porta-malas para esconder detalhes da lanternas, logotipo e emblemas. Ainda assim, é fácil reconhecer o modelo pelo design das laterais, dos para-choques e do porte como um todo.

Renault Austral E-Tech Full Hybrid

Baseado na plataforma modular CMF do grupo Renault-Nissan, o Austral mede tem 4,51 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,62 m de altura, com distância entre-eixos medindo 2,67 m. Na prática, é levemente mais longo e mais comprido do que seu antecessor, o finado Kadjar. 

A capacidade do porta-malas varia entre 500 litros e 575 litros, variando conforme a adoção de bancos traseiros fixos ou deslizantes. No caso da versão híbrida, o espaço ocupado pelas baterias faz com que o volume oscile entre 430 litros e 555 litros, respectivamente.

Por dentro, o Austral adota gigantescas telas para quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O formato é assimétrico e com inclinação levemente voltada para o motorista. Dependendo da versão, o habitáculo combina peças revestidas em vermelho e materiais metálicos. Entre os equipamentos, há faróis LED matrix, câmera de 360°, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Renault Austral E-Tech Full Hybrid

Sob o capô, são oferecidas diversas opções de motorização. As versões de entrada têm motor 1.2 turbo a gasolina com sistema híbrido-leve associado, entregando 130 cv de potência e 18,8 km/litro de consumo. O câmbio é manual de 6 marchas. Logo acima, é oferecido o conhecido 1.3 turbo de quatro cilindros da marca, também com tecnologia híbrida-leve, rendendo 140 cv ou 160 cv. O câmbio pode ser manual ou CVT, com média de 16,1 km/litro.

Por fim, a opção mais cara, batizada de E-Tech Hybrid, tem sistema híbrido tradicional. Combina motor 1.2 turbo com propulsor elétrico, entregando 160 cv ou 200 cv. A promessa da marca é consumo de até 21,7 km/litro e emissão de somente 105 g/km de CO2. Resta saber qual conjunto a Renault trará para o Brasil e quando oficializará o lançamento (provavelmente apenas em 2024).

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