Para conhecer a forma e o desempenho do novo Alfa Romeo Stelvio, teremos que esperar até 2026, ano em que a segunda geração do SUV médio italiano, que pela primeira vez será elétrico, deverá ser apresentada. Já hoje, no entanto, podemos antecipar a forma do novo SUV, com uma projeção exclusiva do novo Stelvio com base nas informações mais recentes e no que já foi anunciado oficialmente pela marca.

Ele não se renderá à moda do SUV cupê

A primeira coisa a ser reiterada é que o novo Alfa Romeo Stelvio não trairá sua atual postura de SUV de tamanho médio com caráter e estilo esportivo. Manterá um comprimento de cerca de 4,70 metros e uma carroceria "clássica" em toda a sua extensão, sem ceder à moda do SUV cupê.

Alfa Romeo Stelvio (2026), il render di Motor1.com

Alfa Romeo Stelvio (2026), renderização exclusiva do Motor1.com

O que mudará visivelmente é toda a parte dianteira, que reinterpretará os estilos clássicos e estéticos da Alfa Romeo como os conhecemos agora, ostentando um escudo em forma de diamante suave e completo e o histórico logotipo da Alfa será movido para o capô, um pouco como o novo 33 Stradale. No entanto, perderá o formato clássico do famoso "cuore esportivo" da marca em prol de um formato mais robótico.

Foto - Alfa Romeo 33 Stradale (2023)

Alfa Romeo 33 Stradale, il frontale

Alfa Romeo Stelvio (2026), il render di Motor1.com

Nuova Alfa Romeo Stelvio, il dettaglio del frontale

Do supercarro, o novo Stelvio também deve herdar o capô com um relevo em "Y" marcado, começando diretamente do logotipo circular. As três aberturas típicas da Alfa Romeo poderiam ser revisadas e evocadas pelo emblema e pelas luzes diurnas de LED colocadas na parte superior da dianteira e anguladas em direção ao centro.

Alfa Romeo Stelvio (2026), il render di Motor1.com

Alfa Romeo Stelvio (2026), o detalhe da extremidade dianteira na projeção do Motor1.com

Em vez disso, os grupos de luzes principais devem ser alojados em caixas quase verticais nas extremidades da dianteira e divididos em três lentes sobrepostas. Uma entrada de ar inferior falsa e um divisor generoso fecham a parte inferior da dianteira.

Laterais suaves e alças retráteis

O formato das laterais, por outro lado, não será muito diferente do Alfa Romeo Stelvio de hoje, mas com portas de superfície lisa semelhantes às já vistas no novo Peugeot 3008. Assim como a marca francesa, a Alfa Romeo faz parte do Grupo Stellantis.

Alfa Romeo Stelvio (2026), il render di Motor1.com

Alfa Romeo Stelvio (2026), vista lateral no render do Motor1.com

As maçanetas externas são ocultas e se integram às linhas limpas das laterais, sublinhadas por grandes rodas de liga leve que reformulam o estilo clássico das rodas da Alfa Romeo.

Novas lanternas traseiras

Há também algo novo na traseira da nova geração Stelvio que descobriremos em 2026 e que apresenta luzes de LED que se estendem para baixo a partir da típica faixa horizontal contínua sob o vidro traseiro para formar um triângulo luminoso.

Alfa Romeo Stelvio (2026), il render di Motor1.com

Alfa Romeo Stelvio (2026), a vista traseira na projeção do Motor1.com

É uma espécie de "boca" iluminada que emoldura o letreiro Alfa Romeo na tampa do porta-malas. A inscrição permanecerá clássica, em itálico, talvez atualizada em estilo, tomando o lugar do tradicional logotipo circular. A janela traseira, por outro lado, apresenta uma seção inferior pontiaguda que acentua ainda mais o ângulo já visto no Tonale.

Alfa Romeo Stelvio (2026), il render di Motor1.com

Alfa Romeo Stelvio (2026), o detalhe da traseira na projeção do Motor1.com

Novo Alfa Romeo Stelvio: os motores

No que diz respeito à mecânica, agora está claro que o novo Alfa Romeo Stelvio, que estreia em 2026, será oferecido exclusivamente propulsão elétrica, de acordo com a estratégia da marca. A potência começará em 350 cv e subirá para 800 cvou até 1.000 cv na versão Quadrifoglio mais esportiva

A base para o primeiro Stelvio elétrico será a plataforma STLA Large, uma evolução da plataforma Giorgio criada para os atuais Giulia e Stelvio.

Arquitetura STLA Large

Espera-se que o novo SUV movido a bateria adote um esquema com dois motores elétricos na traseira, chegando a de três motores (um na frente e dois atrás) apenas nas versões topo de linha. No momento, portanto, parece provável que o novo Alfa Romeo Stelvio seja oferecido com tração traseira ou tração integral, reservada para as variantes mais potentes.

Números estimados para o novo Alfa Romeo Stelvio

  Novo Alfa Romeo Stelvio
Ano de apresentação 2026
Tipo de carroceria SUV de 5 portas
Comprimento 4,70 m
Motor 2 elétricos (traseiros) ou 3 elétricos (1 dianteiro, 2 traseiros)
Tração Tração traseira ou integral
Potência 350 a 1.000 cv
Bateria 101-118 kWh
Autonomia 800 km

Quase 800 km de autonomia

O sistema elétrico de 800 Volts e o conjunto de baterias modulares com capacidade entre 101 e 118 kWh permitirão que o novo Stelvio se aproxime da autonomia de 800 km declarada como o limite máximo da plataforma STLA Large. A introdução das primeiras baterias de estado sólido do grupo Stellantis também está planejada para 2026, quando o Stelvio de segunda geração será apresentado.

Piattaforma STLA Large, uno degli schemi costruttivi

A produção do novo Stelvio, bem como do novo Giulia que veremos em 2025 e dos outros carros europeus baseados na arquitetura STLA Large, será confiada à fábrica da Stellantis em Cassino, Piedimonte San Germano (FRA).

Galeria: Projeção Alfa Romeo Stelvio (2026) - exclusividade Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com