Depois de um jejum de mais de 13 anos, levando em contra o último exemplar produzido do 8C, a Alfa Romeo volta a atiçar os ânimos dos fãs de supercarros com a estreia do bólido 33 Stradale. Inspirado no modelo homônimo vendido no final dos anos 1960, o novo repete o layout de motor central e o design icônico que marcou o esportivo original. Serão apenas 33 exemplares produzidos e todos já foram vendidos.

Conforme explica a Alfa Romeo, a produção foi totalmente vendida desde o ano passado, semanas após a realização do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, no mês de setembro. Na ocasião, potenciais compradores foram convidados a dar uma olhada antecipada a portas fechadas no veículo e já fecharam negócio. Cada exemplar saiu por aproximadamente 2 milhões de euros (mais de R$ 10,7 milhões numa conversão direta).

Alfa Romeo 33 Stradale

Dado o alto nível de personalização, a Alfa Romeo garante que não existirão dois carros iguais. Cada uma será “obra de arte única e irrepetível meticulosamente trabalhada por uma equipe especial", diz a marca. A produção será realizada de forma praticamente artesanal e ficará a cargo da empresa italiana Carrozzeria Touring Superleggera. Será o segundo Alfa nos últimos tempos a obter fabricação totalmente personalizada, depois do Giulia SWB Zagato do ano passado.

Com portas de abertura vertical, o 33 Stradale tem monobloco de fibra de carbono combinado com estrutura em H confeccionada em alumínio, além de teto feito resultante da combinação dos dois materiais. Até mesmo os contornos das janelas são feitos de fibra de carbono, enquanto o vidro traseiro foi substituído por policarbonato.

O interior é oferecido em dois temas: Tributo e Alfa Corse. Enquanto o primeiro imitará o carro clássico, o segundo será mais esportivo. A cabine, semelhante a um cockpit, tem borboletas de troca de marchas de alumínio e volante sem quaisquer controles, já que a Alfa quer que você se concentre no que é realmente importante - dirigir. Destaque ainda para a combinação de couro, fibra de carbono, alumínio e alcântara.

Na mecânica, destaque para o motor 3.0 V6 biturbo de 629 cv de potência - canalizados inteiramente para as rodas traseiras. O motor é uma evolução do 2.9 V6 biturbo usado pelos modelos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, sem relação com o Nettuno da Maserati. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 8 marchas fornecido pela ZF. 

Alfa Romeo 33 Stradale

Alternativamente, os compradores poderão 33 Stradale trocar o V6 biturbo por um propulsor elétrico de mais de 750 cv. A autonomia declarada é de 450 quilômetros no ciclo WLTP. Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e 333 km/h de máxima. Os freios a disco de carbono-cerâmica são da marca Brembo, enquanto a suspensão em configuração de braço duplo conta com amortecedores ativos e sistema de elevação do eixo dianteiro.

Na prática, o 33 Stradale é o último superesportivo da marca equipado com motor tradicional. A partir de 2027, a Alfa Romeo será uma montadora totalmente elétrica.

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