Enquanto as picapes e os hatches de entrada empurram as vendas diretas, os SUVs são o destaque nas vendas para o varejo em setembro, com seis entre os 10 modelos mais vendidos no mês. E muitos deles representaram mais de 70% de seus emplacamentos totais, em alguns casos chegando a 93%, como foi com o Honda HR-V.
Falando nele, o Honda HR-V foi justamente o mais vendido no mês, com 4.270 unidades emplacadas em setembro, nada menos que 93,17% do total. Logo depois veio o Hyundai Creta, com 3.625, 81,57% de participação em seus registros. Seguindo de perto, o Chevrolet Tracker contabiliza 3.432 veículos, porém as vendas no varejo foram só 52,50% de seu total.
O primeiro hatch do ranking é o Chevrolet Onix, na 4ª posição. Só que, como acontece com todo o segmento, foi muito procurando pelas locadoras, então somente 40,35% foram para o público normal. No caso do Volkswagen Polo, 6º na lista, a participação foi ainda menor, com somente 29,01% das 2.760 unidades vendidas nesta modalidade.
Algumas picapes até parecem nas vendas no varejo. A Fiat Strada está na 10ª posição, mesmo que somente 20,30% não tenham sido para vendas diretas, o que é um efeito da quantidade grande de veículos emplacados no total. O que é curioso é ver a Toyota Hilux na 14ª colocação e 62,06% de seus registros tenham acontecido para vendas para CPF, não CNPJ.
Um destaque bem curioso é o desempenho da BYD. O hatch elétrico Dolphin emplacou 1.036 unidades em setembro e 100% delas foram para o varejo. O mesmo aconteceu com o Song Plus e suas 863 unidades emplacadas no mês.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (SETEMBRO/2023) | % TOTAL | UNIDADES (AGOSTO/2023) |
1º |
Honda HR-V | 4270 | 93.17% | 5322 |
2º |
Hyundai Creta | 3625 | 81.57% | 4504 |
3º |
Chevrolet Tracker | 3432 | 52.50% | 3595 |
4º |
Chevrolet Onix | 3241 | 40.35% | 4813 |
5º |
Volkswagen T-Cross | 2943 | 54.86% | 2882 |
6º |
Volkswagen Polo | 2760 | 29.01% | 3904 |
7º |
Fiat Fastback | 2757 | 75.12% | 3403 |
8º |
Nissan Kicks | 2674 | 56.82% | 2762 |
9º |
Toyota Corolla | 2637 | 75.97% | 3095 |
10º |
Fiat Strada | 2606 | 20.30% | 2888 |
11º |
Toyota Corolla Cross | 2556 | 85.31% | 2686 |
12º |
Jeep Compass | 2483 | 56.24% | 2876 |
13º |
Hyundai HB20 | 2463 | 32.31% | 3054 |
14º |
Toyota Hilux | 2318 | 62.06% | 2756 |
15º |
Fiat Pulse | 2243 | 69.75% | 2526 |
16º |
Volkswagen Nivus | 2217 | 46.47% | 2359 |
17º |
Fiat Argo | 2044 | 34.42% | 2690 |
18º |
Chevrolet Onix Plus | 1967 | 28.98% | 3156 |
19º |
Fiat Mobi | 1648 | 27.39% | 2180 |
20º |
Renault Kwid | 1604 | 31.88% | 2184 |
21º |
Jeep Renegade | 1521 | 40.48% | 1590 |
22º |
Fiat Cronos | 1519 | 33.01% | 1677 |
23º |
Toyota SW4 | 1332 | 97.23% | 1465 |
24º |
Fiat Toro | 1320 | 32.66% | 1564 |
25º |
Caoa Chery Tiggo 5X | 1274 | 98.53% | 929 |
26º |
Peugeot 208 | 1265 | 55.31% | 631 |
27º |
Chevrolet Montana | 1183 | 48.19% | 1377 |
28º |
Citroën C3 | 1067 | 53.62% | 1343 |
29º |
Volkswagen Virtus | 1055 | 51.19% | 1264 |
30º |
BYD Dolphin | 1036 | 100.00% | 371 |
31º |
Volkswagen Taos | 979 | 70.58% | 768 |
32º |
Jeep Commander | 974 | 63.04% | 1124 |
33º |
Toyota Yaris Sedan | 919 | 36.03% | 765 |
34º |
Toyota Yaris | 913 | 50.00% | 1076 |
35º |
BYD Song Plus | 863 | 100.00% | 762 |
36º |
Hyundai HB20S | 826 | 21.43% | 1008 |
37º |
Renault Duster | 783 | 30.14% | 853 |
38º |
Caoa Chery Tiggo 8 | 723 | 96.40% | 1225 |
39º |
Ford Ranger | 687 | 36.35% | 639 |
40º |
Honda City | 620 | 90.91% | 833 |
41º |
Honda City Hatch | 614 | 89.90% | 602 |
42º |
Caoa Chery Tiggo 7 | 576 | 90.42% | 636 |
43º |
Nissan Versa | 450 | 67.98% | 684 |
44º |
Mitsubishi L200 Triton | 443 | 34.56% | 547 |
45º |
Chevrolet S10 | 421 | 25.75% | 732 |
46º |
Chevrolet Spin | 417 | 22.40% | 462 |
47º |
BMW X1 | 335 | 91.28% | 369 |
48º |
BMW Série 3 | 315 | 90.00% | 386 |
49º |
Renault Oroch | 267 | 24.88% | 274 |
50º |
Chevrolet Equinox | 245 | 64.99% | 220 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso