A Volkswagen acaba de apresentar a nova geração do Tiguan na Europa com importantes evoluções na comparação com o modelo anterior. O design foi completamente revisto, o pacote tecnológico aprimorado e novas versões híbridas foram adicionadas ao portfólio. Apesar de tudo, o modelo não estará disponível para todos os mercados.
Nesta nova geração o Tiguan 2025 ficará restrito à Europa e perderá o alcance global da linhagem anterior. No Brasil, por exemplo, a Volkswagen continuará apostando no já conhecido Tiguan Allspace, que foi reestilizado lá fora e chegará por aqui no mês que vem após dois anos de ausência. Comparamos os dois modelos e mostramos abaixo as principais diferenças visuais e mecânicas entre as gerações.
Em termos dimensionais, o Tiguan 2025 cresceu e agora está 32 mm mais longo e 5 mm mais alto. Na prática, são 4.551 mm de comprimento e 1.640 mm de altura, sendo mantidos o entre-eixos de 2.681 mm e a largura de 1.839 mm. Por sua vez, o porta-malas aumentou 33 litros e agora acomoda até 648 litros. O coeficiente de arrasto é de 0,28, contra 0,33 do SUV anterior.
Já o Tiguan Allspace, que naturalmente sempre foi alongado, mede 4.701 mm de comprimento, 1.674 mm de altura e 1.839 mm de largura. O entre-eixos tem ao todo 2.787 mm, enquanto o porta-malas acomoda até 710 litros. Outra diferença importante é a capacidade para acomodar até 7 ocupantes (inexistente no Tiguan 2025 europeu).
No visual, as diferenças entre as gerações são bem claras. O modelo 2025 reflete melhor a nova identificado visual da Volkswagen e guarda semelhança direta com os SUVs elétricos da família ID. As linhas são mais arredondadas e têm pegada mais dinâmica. Chamam atenção ainda os faróis, que podem ser do tipo IQ.Light HD com 19.200 LEDs em cada farol. As lanternas também contam com a mesma tecnologia.
Novo Tiguan 2025
Tiguan Allspace
No interior, destaque para o esquema de telas do painel. O sistema multimídia MIB4 pode ter 12,9 ou 15 polegadas, dependendo da versão, e tem posicionamento ligeiramente voltado para o lado do motorista. A qualidade geral do acabamento evoluiu consideravelmente e a variedade de textura dos materiais chama atenção.
Mecanicamente, os dois carros são construídos com base na plataforma modular MQB. O Tiguan 2025, porém, adota a versão Evo da arquitetura na mesma pegada da nova geração do Passat Variant. Entre as novidades, há suspensão adaptativa DCC Pro como opcional. Na nova geração, a variedade de motores impressiona. Todos os propulsores são associados sempre com transmissões automatizadas de 6 ou 7 marchas, com opção de tração dianteira ou integral 4Motion.
O motor 1.5 eTSI, com sistema híbrido-leve de 48 volts, entrega 130 ou 150 cv e possui sistema de desligamento de cilindros. Logo acima, o motor 2.0 TSI rende 204 ou 265 cv, enquanto o 2.0 TDI turbodiesel desenvolve 150 ou 193 cv. Os modelos eHybrid, com tecnologia plug-in, têm motor 1.5 TSI operando no ciclo Miller, propulsor elétrico integrado e potências de 204 cv ou 272 cv. A bateria é nova e tem capacidade de 19,7 kWh. Somente no modo elétrico, o Tiguan eHybrid percorre 100 km. Já o alcance total é de cerca de 1.000 km.
Já no Brasil, o Tiguan Allpace não terá nenhum tipo de eletrificação. Sob o capô, o motor 2.0 TSI terá redução de potência e entregará algo em torno de 180 cv contra 220 cv de até então. A mudança será necessária para enquadrar o SUV nas novas regras antipoluição em vigor. O torque ficará na casa dos 32,6 kgfm. O câmbio seguirá DSG de dupla embreagem e 7 marchas, com tração integral 4Motion.
Entre os equipamentos, diferenças importantes em relação ao Tiguan 2025 europeu. Aqui, o Allpace terá sistema multimídia VW Play com tela de 10" (e não 15 polegadas como lá fora), suspensão tradicional (esqueça o sistema DCC Pro) e faróis inteligentes sem a tecnologia IQ.Light HD de 19.200 LEDs. O lançamento nacional será em outubro, com unidades importadas do México.
Já em 2025, o Tiguan Allspace mudará mais profundamente e estreará nova geração. No lugar de versão alongada do Tiguan europeu, o modelo passará a ser derivado da próxima linhagem do Tayron chinês.
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