Há algum tempo, a Volkswagen trouxe o Golf MK8 e a sua perua para alguns testes. Naquele momento, executivos da marca já descartaram que a dupla seria vendida por aqui e, na verdade, aquele era o começo dos testes com o sistema híbrido-leve de 48 volts no Brasil. Como o Golf e Golf Variant usam a plataforma MQB e são MHEV na Europa, são bases perfeitas para esses testes.

Apesar de usarem o motor 1.5 turbo, ele é da mesma família do nosso conhecido 1.4 turboflex. O sistema MHEV usa um motor de partida/gerador de baixa potência ligado ao virabrequim para dar força extra em algumas situações onde o motor a combustão é mais exigido, como acelerações e retomadas, alimentado por uma pequena bateria. E aqui está o sistema híbrido-flex que a Volkswagen deve apresentar nos próximos anos.

Galeria: Volkswagen Taos/Tharu 2024 (China)

"O primeiro modelo com o sistema tem que ter um valor agregado mais alto, para pagar os custos de desenvolvimento", nos disse um executivo na época. Como o Golf foi o modelo que chegou aqui para testar o MHEV, a plataforma escolhida no primeiro momento é a MQB, hoje produzida na região apenas com o Taos, o SUV médio. 

Esta unidade camuflada foi flagrada pelo Auto+. Pode parecer estranho, mas as montadoras usam unidades camufladas, mesmo sem mudanças visuais para esconder, como uma forma de evitar problemas, como furtos e roubos. O Taos na rua indica que os testes com o MHEV estão acontecendo e deve ser uma das novidades quando o SUV for reestilizado. A VW registrou o visual do Taos chinês no Brasil. Todo esse conjunto deve ser apresentado entre o fim de 2024 e 2025, com a produção na Argentina.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com