Apesar de terem ganhado força apenas nos últimos meses, os planos da Toyota para lançamento de inédita picape derivada do Corolla já vêm sendo idealizados há anos dentro da marca. Prova disso vem da África do Sul, onde protótipo desenvolvido pela divisão local foi recentemente flagrado na plataforma de caminhão-reboque.

O modelo foi projetado anos atrás pela divisão sul-africana da Toyota e tomou como base a geração da época do Corolla sedã. “O veículo que você vê é um protótipo – e o modelo estava em estudo na época”, disse um porta-voz da Toyota África do Sul. “Foi modelado na geração anterior do Corolla Quest e não está em desenvolvimento”, completou.

Toyota Corolla Truck - Projeção

As declarações confirmam que não é de hoje que a Toyota pensa em desenvolver uma variante picape a partir do Corolla. A África do Sul levou a ideia adiante especialmente pelo gosto do consumidor local por caminhonetes pequenas derivadas de automóveis de passeio.

As chamadas 'bakkies' eram bastante populares na época em que o protótipo foi desenvolvido e formavam segmento com nomes como Nissan NP200, Ford Bantam (Courier), Opel Corsa Ute e Chevrolet Utility (Montana). Hoje, apenas a picape da Nissan está em oferta.

Apesar do protótipo construído (o design lembrava bastante as utes australianas da Holden e da Ford), a Toyota não desenvolveu a ideia e acabou desistindo do projeto. Anos depois, a ideia de uma picape derivada do Corolla novamente volta à tona e caminha para, desta vez, finalmente se tornar realidade. O projeto está sendo desenvolvido com base no SUV Corolla Cross e deverá originar modelo bem maior que o protótipo idealizado na África do Sul.

Toyota Tacoma TRD Sport 2024

Agora, rumores apontam para uma picape nos moldes da RAM Rampage, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, com quatro portas e porte intermediário logo abaixo das médias tradicionais. O nome da picape ainda é desconhecido, mas rumores apontam para batismos como Stout (usado até os anos 1980 em antiga picape da empresa) ou sigla inédita. O lançamento é aguardado para 2027.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com