Toyota Century SUV é Rolls-Royce do Japão com portas traseiras deslizantes
Modelo é o mais luxuoso já construído pela empresa e mais refinado até do que qualquer Lexus
Produzido há quase 60 anos como um sedã de super luxo com foco comercial exclusivo, o icônico Toyota Century se adequa aos novos tempos e agora também passa a ser oferecido como SUV. A apresentação do novo modelo acontece nesta semana no Japão e representa o ápice da marca em termos de luxo, refinamento e tecnologia. As vendas serão limitadas e atenderão especialmente super endinheirados e chefes de estado.
Segundo a Toyota, o mercado de automóveis com motorista evoluiu nos últimos anos, de tal modo que os passageiros estão procurando utilizar tempo na estrada de forma mais eficaz, seja descansando ou participando em reuniões online. Por isso, a empresa decidiu desenvolver o novo modelo e adotou a carroceria SUV como alternativa asiática a modelos europeus como Rolls-Royce Cullinan e Bentley Bentayga.
Toyota Century SUV 2024
Ao todo, o Century SUV mede 5.205 milímetros de comprimento, 1.990 mm de largura e 1.805 mm de altura. Chega a ser mais curto que o sedã (5.335 mm), mas é mais largo e acomoda apenas quatro passageiros em vez de cinco. As medidas também incluem distância entre-eixos generosa de 2.950 mm e peso de aproximadamente 2.570 kg.
Para facilitar o embarque e o desembarque do veículo, há alças nas colunas C, degraus laterais acionáveis eletricamente e portas traseiras que abrem em um ângulo de 75 graus. Alternativamente, a Toyota também oferta portas traseiras deslizantes elétricas no mesmo estilo encontrado em minivans.
Assim como já acontece no Century sedã, o SUV evita o uso do emblema da Toyota em favor do mais prestigiado emblema da Fênix, encontrado na frente e na traseira, bem como nas rodas de raios múltiplos.
Mecanicamente, o Century SUV adota a já conhecida plataforma TNGA, mas com atualizações feitas na rigidez torcional da carroceria e outras melhorias para aumentar o conforto de condução. Outro destaque é a separação do espaço de carga da cabine, para que os passageiros relaxam nos assentos totalmente reclináveis sem ouvir nenhum ruído vindo do porta-malas. Além disso, existe o modo Rear Comfort que, uma vez ativado, distribui a força de condução e de frenagem de forma a não incomodar os ocupantes traseiros.
Sob o capô, o motor 3.5 V6 a gasolina trabalha em conjunto com um motor elétrico montado na traseira, formando um sistema híbrido plug-in. O câmbio é automático do tipo CVT, com tração nas quatro rodas. A Toyota divulga potência combinada de 411 cv.
O Century SUV será vendido em revendedores selecionados no Japão, e a Toyota planeja expandir a capacidade de personalização do modelo para customizações verdadeiramente únicas. A projeção é vender mensalmente apenas 30 unidades.
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