Com mais airbags, Hyundai HB20 2024 melhora nota em teste de segurança
Hatch tinha zerado nota em avaliação anterior, mas novo modelo mudou o resultado
A última vez em que o Hyundai HB20 passou pelos testes de segurança do Latin NCAP foi em 2020. Na época com apenas duplo airbag frontal, o hatch teve nota zero pelos critérios da entidade. Agora, no ano modelo 2024, o carro passou novamente pelo crivo do Latin NCAP e, desta vez, obteve uma nota melhor.
Agora, o Hyundai HB20 2024 obteve três estrelas de cinco possíveis nos testes de impacto e segurança realizados pela entidade. A grande diferença veio da adoção de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) como item de série para todas as configurações do hatch. Com isso, o Latin NCAP fez tanto o teste de impacto lateral contra barreira quanto contra um poste. O último não é feito em veículos sem airbags laterais.
Nos testes de proteção para adultos no banco dianteiro, incluindo colisões frontais, laterais e avaliação do banco contra o efeito chicote em impactos traseiros, o Hyundai HB20 2024 obteve 68% de proteção. A entidade declarou que o carro obteve boa proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro no impacto frontal.
A proteção proporcionada ao peito do motorista foi fraca, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi adequada. Os joelhos do motorista e o joelho esquerdo do passageiro receberam proteção marginal. A área dos pés foi considerada instável. A estrutura do habitáculo foi classificada instável e incapaz de suportar cargas maiores. No impacto lateral, a cabeça, a pélvis e o abdômen receberam uma boa proteção enquanto a do peito foi marginal. Há no impacto lateral contra poste, a proteção oferecida à cabeça e à pélvis foi avaliada como boa, enquanto o abdômen recebeu proteção adequada e o tórax, marginal.
Galeria: Hyundai HB20 2024 - Teste no Latin NCAP
O HB20 2024 ainda obteve 75% de proteção para crianças no banco traseiro. A nota do hatch da Hyundai não foi melhor porque a proteção para pedestres em caso de atropelamento porque o hatch obteve apenas 34% de proteção. Principalmente as áreas ao redor do parabrisa e próximas às colunas A foram consideradas pobres para a segurança de pedestres. Em termos de assistência à condução, o HB20 chegou a 65% de proteção e não foi melhor por não oferecer sistema de frenagem autônoma de emergência como item de série.
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