Órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe, o Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (26) nota sobre testes realizados com o Volkswagen Virtus. De acordo com a entidade, os resultados obtidos em 2022 em provas realizadas com o sedã produzido na Índia são aplicáveis também ao carro produzido e vendido no Brasil.
Em nota, o Latin NCAP explicou que testou as unidades fabricadas tanto no Brasil quanto na Índia para verificar se ambas têm o mesmo desempenho de segurança e constatou que a performance é correspondente. Questionada por Motor1.com, a entidade explicou que a auditoria dos resultados entre as duas versões foi realizada com a repetição de vários testes, incluindo impacto lateral, impacto em poste, avaliação de proteção para pedestres, controle de estabilidade, entre outros.
Volkswagen Virtus 2023 - Teste de colisão
"Como as atualizações do Virtus também foram introduzidas na versão produzida no Brasil, o Latin NCAP realizou os testes de auditoria nas unidades fabricadas no Brasil para verificar se o desempenho de segurança está no mesmo nível. O processo de auditoria demonstrou que o Novo Virtus fabricado no Brasil corresponde ao desempenho de cinco estrelas do Latin NCAP do Novo Virtus fabricado na Índia", diz a nota.
Nas provas realizadas em 2022, Virtus indiano (vendido no México) alcançou nota máxima de 5 estrelas e teve estrutura considerada estável, com bons resultados nas provas de impacto dianteiro e lateral. A nota para proteção de adultos e crianças foi de 92%, enquanto a pontuação para sistemas de assistência à segurança foi de 85%.
A presença do sistema ADAS garantiu pontuação superior, uma vez que o Virtus brasileiro conta com ACC (piloto automático adaptativo) e AEB (frenagem automática de emergência) desde a versão 170 TSI equipada com câmbio automático. Além disso, o sedã oferece de série em todas as versões freios ABS com EBD, 6 airbags e controle de estabilidade.
Com o resultado, o Virtus 2023 repete a nota máxima de 5 estrelas que alcançou em 2018 quando foi testado pela primeira vez pelo Latin NCAP. Agora, vale pontuar, os testes foram realizados com base em protocolos bem mais rígidos.