Após um mês de julho bem positivo, resultado dos incentivos do governo para vendas de carros, a indústria teve um resultado desanimador em agosto. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a indústria automotiva recuou 8,73% no último mês ao somar automóveis e comerciais leves, e só não foi maior por conta do bom resultado das picapes. Olhando somente para os carros de passeio, as vendas caíram 13,2%.
“As ações do Governo Federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As Medidas Provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado, mas o resultado de automóveis, em agosto, agravado pela piora na oferta de crédito, já deixa clara a necessidade de uma política de fomento industrial de longo prazo. Isso porque algumas marcas ainda tinham saldo de veículos com descontos patrocinados a oferecer, o que fez com que o resultado não fosse ainda pior”, explica Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
Entre as fabricantes, a Fiat segue na liderança com folga, com 45.479 unidades emplacadas. A General Motors conseguiu recuperar a segunda posição, registrando 29.639 veículos, empurrando a Volkswagen (28.806) para a terceira colocação. Este resultado é importante para a GM, pois ajudou a reduzir a diferença no acumulado do ano. Embora ainda esteja na 3ª posição, com 208.352 unidades, a fabricante norte-americana está mais próxima da VW, que tem 208.780 veículos emplacados, uma diferença de somente 428 unidades.
POSIÇÃO | FABRICANTE | UNIDADES | PARTICIPAÇÃO |
1º | Fiat | 45.479 | 23,10% |
2º | GM | 29.639 | 15,05% |
3º | Volkswagen | 28.806 | 14,63% |
4º | Toyota | 18.063 | 9,17% |
5º | Hyundai | 15.712 | 7,98% |
6º | Jeep | 12.333 | 6,26% |
7º | Renault | 9.894 | 5,03% |
8º | Honda | 7.429 | 3,77% |
9º | Nissan | 6.292 | 3,20% |
10º | Peugeot | 3.940 | 2,00% |
11º | Caoa Chery | 3.151 | 1,60% |
12º | Citroën | 2.751 | 1,40% |
13º | Ford | 2.497 | 1,27% |
14º | Mitsubishi | 1.577 | 0,80% |
15º | BMW | 1.511 | 0,77% |
16º | BYD | 1.455 | 0,74% |
17º | GWM | 1.452 | 0,74% |
18º | Ram | 987 | 0,50% |
19º | Volvo | 647 | 0,33% |
20º | Mercedes-Benz | 557 | 0,28% |
21º | Land Rover | 471 | 0,24% |
Um dos motivos por trás do resultado da GM é o desempenho do Chevrolet Onix. Apesar de ter emplacado menos em comparação à julho, como praticamente todos os carros de passeio, conseguiu registrar 8.345 unidades, superando o VW Polo. O hatch alemão sofreu uma queda bem mais brusca e emplacou metade do que fez em julho, fechando o mês com 8.200 unidades. O Hyundai HB20 também recuou menos do que o Polo, com 8.053 veículos em agosto. Uma das surpresas é o BYD Dolphin, que surge no ranking com 467 unidades emplacadas no acumulado, sendo que 371 veículos foram registrados no mês passado.
Outra mudança no ranking está entre os SUVs compactos, novamente com a GM se dando bem com o Chevrolet Tracker, que disparou nas vendas e fechou agosto com 6.372 unidades. Isto fez com que o T-Cross ficasse com a segunda posição, com 5.452 unidades. Não foi o suficiente para provocar uma mudança no acumulado, com o SUV da VW mantendo a liderança com 46.038, contra as 40.773 unidades do Tracker.
Entre as picapes, apesar da surpresa na quinzena, a nova geração da Ford Ranger acabou não mantendo o ritmo e emplacou 1.825 unidades, ficando atrás da Chevrolet S10 (2.037) e da Toyota Hilux (4.435). No segmento intermediário, a Fiat Toro segue sem se preocupar, com 4.639 unidades, enquanto a Chevrolet Montana registrou 2.884 veículos. E quanto a Ram Rampage? Ainda começando a sua carreira, emplacou 175 unidades em agosto e a maioria devem ser unidades de test-drive da fabricante.
A Fiat Strada continua a liderar o mercado brasileiro, voltando a ter um ritmo que a deixa longe de qualquer ameaça. Foram 12.870 unidades emplacadas em agosto, lembrando o segundo automóvel do ranking foi o Chevrolet Onix com 8.345 veículos. No acumulado, a picape compacta contabiliza 73.782 unidades; seguida pelo Onix (62.715), que agora lidera entre os carros de passeio; e pelo Polo (62.412).
POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES (AGOSTO/2023) |
1º |
Fiat Strada |
73.803 |
2º |
Chevrolet Onix |
62.715 |
3º |
Volkswagen Polo |
62.412 |
4º |
Hyundai HB20 |
54.180 |
5º |
Chevrolet Onix Plus |
49.192 |
6º |
Volkswagen T-Cross |
46.038 |
7º |
Fiat Mobi |
45.616 |
8º |
Fiat Argo |
44.971 |
9º |
Chevrolet Tracker |
40.773 |
10º |
Hyundai Creta |
40.457 |
11º |
Jeep Compass |
40.369 |
12º |
Renault Kwid |
37.817 |
13º |
Fiat Toro |
34.053 |
14º |
Jeep Renegade |
32.917 |
15º |
Volkswagen Nivus |
32.310 |
16º |
Honda HR-V |
31.299 |
17º |
Nissan Kicks |
30.950 |
18º |
Toyota Hilux |
30.313 |
19º |
Fiat Cronos |
29.322 |
20º |
Fiat Pulse |
29.180 |
21º |
Volkswagen Saveiro |
29.035 |
22º |
Toyota Corolla Cross |
28.359 |
23º |
Toyota Corolla |
27.838 |
24º |
Fiat Fastback |
25.438 |
25º |
Chevrolet Montana |
19.895 |
26º |
Peugeot 208 |
17.967 |
27º |
Chevrolet S10 |
17.790 |
28º |
Hyundai HB20S |
16.604 |
29º |
Citroen C3 |
16.549 |
30º |
Volkswagen Virtus |
15.525 |
31º |
Toyota Yaris |
15.485 |
32º |
Renault Duster |
14.547 |
33º |
Jeep Commander |
13.834 |
34º |
Chevrolet Spin |
12.958 |
35º |
Fiat Fiorino |
11.611 |
36º |
Ford Ranger |
11.281 |
37º |
Toyota Yaris Sedan |
11.159 |
38º |
Toyota SW4 |
9.623 |
39º |
Volkswagen Taos |
9.113 |
40º |
Honda City |
8.591 |
41º |
Renault Oroch |
8.420 |
42º |
Honda City Hatch |
7.960 |
43º |
Mitsubishi L200 Triton |
7.197 |
44º |
Renault Master |
6.844 |
45º |
Volkswagen Gol |
6.110 |
46º |
Caoa Chery Tiggo 5X |
5.966 |
47º |
Caoa Chery Tiggo 8 |
5.905 |
48º |
Nissan Versa |
5.634 |
49º |
Renault Sandero |
5.584 |
50º |
Nissan Frontier |
5.427 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora