Em entrevista concedida à revista britânica Autocar durante o Salão Automóvel de Munique, na Alemanha, o CEO do grupo Volkswagen, Thomas Schäfer, deu declarações sobre o futuro da marca Seat (alvo constante de especulações nos últimos anos). De acordo com o executivo, a fabricante como é conhecida hoje não terá continuidade e, brevemente, assumirá "papel diferente" dentro do conglomerado.

Detalhes sobre o futuro da empresa não foram revelados, mas o chefão garantiu que a Seat "não desaparecerá". Entre as principais especulações, está a possibilidade de a fabricante ser transformada em uma empresa de mobilidade, ao moldes da Mobilize da Renault. A Seat já atua nesse segmento com a linha MÓ de scooters elétricas.

Seat Arona 2021

Sobre o portfólio atual, composto por modelos como Ibiza, León, Arona, Ateca e Tarraco, tudo indica que será mantido momentaneamente. Ou seja, os veículos continuarão em produção pelos próximos anos acompanhando os respectivos ciclos de vida, mas não serão substituídos por novas gerações - ou pelo menos não com a bandeira da Seat.

Nesse ponto, tudo indica que a Cupra - alçada à condição de marca independente desde 2018 - assumirá alguns dos modelos originalmente Seat. É o caso do León, tanto hatchback quanto perua, que na próxima reestilização já poderá ganhar os logotipos da Cupra. Não por acaso, Thomas Schäfer respondeu quando questionado: “o futuro da Seat é Cupra”.

Cupra Formentor VZ5

Formentor é sucesso de vendas da Cupra

O executivo lembrou que a nova marca receberá importantes investimentos nos próximos anos e defendeu a decisão afirmando que os clientes se apegaram à Cupra. Não à toa, é uma das marcas que mais crescem na Europa atualmente. Entre os lançamentos previstos, destaque para o SUV Terramar (equivalente ao Audi Q3 de próxima geração), Tavascan, Raval e DarkRebel.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com