Depois de aproximadamente sete anos de mercado na mesma geração, o Volkswagen Tiguan caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O modelo totalmente novo, já flagrado por diversas vezes em testes, será apresentado dentro de algumas semanas e representará importante evolução sobre o carro atual. Desde já, projeções adiantam o design e fornecem ideia geral do que está por vir.

Pelo que já é possível notar, os faróis serão mais alongados na horizontal e contarão terão maior integração com a grade. Nas laterais, destaque para novos vincos e linha de cintura alta, além das rodas com desenho bastante chamativo. Na traseira, o destaque ficará por conta das lanternas interligadas no padrão dos lançamentos mais recentes da Volkswagen.

Novo Volkswagen Tiguan 2024 - Projeções

Do ponto de vista mecânico, é certo que será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por opções a gasolina e turbodiesel, além de opções híbridas para alguns mercados. Provavelmente, será última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.

A própria Volkswagen já adiantou que o Tiguan 2024 será 32 milímetros mais longo e 5 mm mais alto, enquanto a largura será mantida em 1.939 mm. O entre-eixos também será o mesmo, ficando em cerca de 2.681 mm. O porta-malas ganhará 33 litros e alcançará 648 litros de capacidade. No geral, a marca promete entregar ainda mais espaço para cabeças e pernas.

2024 VW Tiguan

Painel do Tiguan 2024

No interior, o Tiguan 2024 terá central multimídia de 12,9 polegadas nas versões de entrada e de 15 polegadas nas mais caras. A Volkswagen já anunciou que irá instalar painel de instrumentos digital de 12,5 polegadas, head-up display de nova geração e tela OLED para controlar algumas funções, como tração integral 4Motion, volume e iluminação ambiente.

Haverá sempre espaço para 5 ocupantes, já que a versão de 7 lugares - batizada de Allspace - será descontinuada. Em nova estratégia, a Volkswagen irá transformar o chinês Tayron em um modelo global na próxima geração, tornando-se a opção de 7 lugares da empresa no segmento. Há rumores de que manterá o nome Tiguan nos Estados Unidos, recebendo uma variante cupê.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com