A Volkswagen anuncia nesta semana o lançamento do renovado Polo 2024 no México. Produzido no Brasil, o compacto chega ao país com a mesma reestilização aplicada recente por aqui e gama de versões praticamente idêntica. Os preços no mercado local começam em 329.990 pesos e alcançam 419.990 pesos (cerca de R$ 95.900 e R$ 122.000, numa conversão direta).
No visual, o Polo 2024 ganhou em todas as versões dianteira redesenhada e inspirada no facelift já aplicado no equivalente europeu. Há para-choque com entrada de ar bem mais larga, rodas e calotas com desenho inédito, faróis com novo formato e iluminação em LEDs de série (com exceção do Track), além de lanternas com novo arranjo interno (porém sem o prolongamento visto no modelo europeu) e para-choque com faixa refletiva reposicionada.
A diferença em relação ao Brasil fica por conta da motorização, já que lá o motor de acesso é o conhecido 1.6 MSI de 110 cv e 15,8 kgfm de torque. Aqui, o propulsor foi descartado por não atender às atuais regras de emissões locais. Dessa forma, os mexicanos não contam com o 1.0 MSI de até 84 cv e 10,3 kgfm oferecido nacionalmente. O motor 1.6 é usado pelas versões Track e Trendline, sempre com manual de 5 marchas.
Posicionado um degrau acima, o Polo Comfortline já adota o conhecido 1.0 170 TSI tricilíndrico. Lá, bebe apenas gasolina e entrega potência de 99 cv. No Brasil, o propulsor é flex e desenvolve 109/116 cv. O torque de 16,8 kgfm é o mesmo nos dois países, assim como o câmbio automático de 6 marchas. O que chama atenção no México é o fato de as versões de entrada terem mais potência do que as variantes topo de linha: 110 cv contra 99 cv.
Entre os principais equipamentos, destaque para 4 airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em declive (HHC), sensor de pressão de pneus, sensores de estacionamento, câmera de ré, sistema de entretenimento VW Play, painel Digital Cockpit, sensor de chuva, botão de partida, entre outros.
As vendas já foram iniciadas e as entregas estão programadas para os próximos dias. A exceção fica para a versão Track, de entrada, que será entregue apenas em outubro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop