Ainda não se completaram 2 meses desde que a Volkswagen da Argentina apresentou o Polo Track para aquele mercado. Enquanto o modelo feito no Brasil que é exportado para lá tem significativas diferenças em relação ao carro comercializado em nosso país, os argentinos estão enfrentando problemas sérios.
A estendida crise econômica no país vizinho fez as exportações para lá caírem, sendo que está muito difícil importar carros para a Argentina. O governo argentino bloqueou o acesso das montadoras e importadoras aos dólares de seu banco central. O único jeito de desembaraçar a importação tem sido por meio da modalidade de "Dólares Próprios". Ou seja, os carros só estão saindo dos pátios argentinos se o importador pagar com os dólares do próprio bolso.
Consultamos nossos colegas do Motor1.com Argentina que nos confirmaram a gravidade da situação. O travamento do processo de importação para a Argentina, numa tentativa de evitar a fuga dos recursos em Dólar, está acontecendo desde o final do ano passado. Consequências mais graves começaram a aparecer já em abril de 2023.
Naquele mês, a Volkswagen foi obrigada a tirar de linha o Polo Trend. Inicialmente, era a versão que substituiria o Gol naquele país. Com a dificuldade de trazer os carros do Brasil, a configuração durou somente um ano. Porém, a marca tinha a esperança de que o novo Polo Track, mais em conta, pudesse suprir essa demanda que deixou de ser atendida.
Porém, a publicação Motorweb Argentina publicou um texto onde afirma que a Volkswagen também suspendeu a comercialização até mesmo do Polo Track para o mercado argentino devido à falta de estoque do carro. A Volkswagen emitiu um comunicado oficial no país vizinho comunicando a ação.
De acordo com o que foi dito, a divisão da empresa por lá responsável por financiamentos e consórcios estava comprometida a atender os cotistas que esperavam pelo Polo Trend. Com o fim de sua comercialização, a VW então substituiria os pedidos pelo Polo Track a partir de 1 de agosto. Com as dificuldades de importação, nem isso está acontecendo mais. A marca está alegando que "devido a problemas operacionais e de sistemas, a Volkswagen S.A. viu-se obrigada a adiar a implementação da referida alteração de modelo".
Esse sistema de liberação das importações apenas com dólares próprios recebeu alguns apelidos engraçados na Argentina. Conforme nossos colegas de lá nos contaram, o dólar próprio recebe o nome de "Dólar Frank Sinatra" ou "Dólar My Way", música do mesmo cantor. Isso ocorre porque, em 1981, durante uma série de shows do artista na Argentina, o peso argentino havia se desvalorizado rapidamente.
A produção dos shows tentava explicar ao cantor que havia ficado muito mais caro pagá-lo com a cotação da moeda estadunidense disparada. Sinatra então teria tirado uma nota de US$ 1 do bolso e dito que "Pra mim, só existe um tipo de Dólar. Tá vendo essa nota, você me deve um milhão delas".
Fonte: Motorweb Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop