Com quase 27% dos 223.196 veículos emplacados no Brasil em agosto, o segmento mais representativo do mercado cresceu na casa dos dois dígitos. Os 59.658 hatches registrados representaram uma evolução de quase 17% frente ao mesmo período de 2023 (51.095). Na comparação com julho (59.113), no entanto, a alta foi bastante discreta (+0,9%).
O crescimento só não foi mais expressivo por conta dos modelos de entrada. Líder, o Fiat Mobi (4.771) recuou quase 28% nos últimos doze meses, enquanto o Renault Kwid (4.622) avançou apenas 1,2% - a diferença entre os dois foi inferior a 200 unidades, contra quase 3,3 mil em julho. Os elétricos JAC E-JS1 (75) e Caoa Chery iCar (6) completaram a lista com números inexpressivos.
Renault Kwid (2025)
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT MOBI |
43818 |
4771 |
6807 |
6593 |
50,36% |
65,13% |
-29,91% |
-27,64% |
2º |
RENAULT KWID |
33777 |
4622 |
3520 |
4569 |
48,79% |
33,68% |
31,31% |
1,16% |
3º |
JAC E-JS1 |
903 |
75 |
105 |
32 |
0,79% |
1,00% |
-28,57% |
134,38% |
4º |
CAOA CHERY ICAR |
55 |
6 |
19 |
22 |
0,06% |
0,18% |
-68,42% |
-72,73% |
78553 |
9474 |
10451 |
11216 |
100,00% |
100,00% |
-9,35% |
-15,53% |
Já entre os modelos compactos, o destaque foi o Polo: com 14.274 unidades – das quais quase 70% foram da versão Track (9.725) -, o hatch da Volkswagen registrou seu melhor momento comercial em 2024 e abriu mais de 5,2 mil unidades de vantagem sobre o Chevrolet Onix (9.018), adversário mais próximo, graças a um crescimento superior a 73% frente a 2023.
Vice no último ranking, o Fiat Argo (7.768) assegurou pouco mais de 600 unidades de diferença sobre um Hyundai HB20 (7.103) que foi o único entre os cinco primeiros a ter resultado inferior ao do ano passado. O Toyota Yaris (2.392) completou o top 5 acima das 2 mil unidades pela 6ª vez em 2024, mas com vantagem bastante reduzida em relação ao BYD Dolphin Mini (2.298).
Ambos em queda, Peugeot 208 (1.914) e Citroën C3 (1.899) vieram na sequência. O primeiro tem o lançamento da linha 2025 anunciada e é esperada uma reação nos próximos meses. Ainda sem empolgar o consumidor, o GWM Ora 03 (382) novamente só não foi o último colocado porque o já descontinuado VW Gol emplacou 7 unidades.
VW Polo GTS
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW POLO |
84379 |
14274 |
12542 |
8220 |
28,51% |
25,84% |
13,81% |
73,65% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
60043 |
9018 |
7422 |
8345 |
18,01% |
15,29% |
21,50% |
8,06% |
3º |
FIAT ARGO |
56056 |
7768 |
8663 |
5891 |
15,52% |
17,85% |
-10,33% |
31,86% |
4º |
HYUNDAI HB20 |
57028 |
7103 |
7228 |
8053 |
14,19% |
14,89% |
-1,73% |
-11,80% |
5º |
TOYOTA YARIS |
17526 |
2392 |
2819 |
1996 |
4,78% |
5,81% |
-15,15% |
19,84% |
6º |
BYD DOLPHIN MINI |
12838 |
2298 |
1488 |
0 |
4,59% |
3,07% |
54,44% |
- |
7º |
PEUGEOT 208 |
14155 |
1914 |
2369 |
3318 |
3,82% |
4,88% |
-19,21% |
-42,31% |
8º |
CITROËN C3 |
14141 |
1899 |
2111 |
2182 |
3,79% |
4,35% |
-10,04% |
-12,97% |
9º |
HONDA CITY HATCH |
8807 |
1543 |
1590 |
647 |
3,08% |
3,28% |
-2,96% |
138,49% |
10º |
BYD DOLPHIN |
12131 |
1056 |
1466 |
370 |
2,11% |
3,02% |
-27,97% |
185,41% |
11º |
RENAULT SANDERO |
2933 |
406 |
432 |
677 |
0,81% |
0,89% |
-6,02% |
-40,03% |
12º |
GWM ORA 03 |
4467 |
382 |
398 |
0 |
0,76% |
0,82% |
-4,02% |
- |
13º |
VW GOL |
41 |
7 |
3 |
57 |
0,01% |
0,01% |
133,33% |
-87,72% |
344545 |
50060 |
48531 |
39756 |
100,00% |
100,00% |
3,15% |
25,92% |
Entre os modelos da faixa superior, nova liderança do Mini Cooper (58), mas desta vez com menor diferença em relação ao Audi A3 (35), que avançou quase 67% frente ao mesmo período do ano passado. Uma briga japonesa entre modelos com apelo esportivo, o Honda Civic Type R (6) vendeu o Toyota Corolla GR (3). Já sem estoques, o Chevrolet Cruze Sport 6 zerou em agosto.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
AGO/24 |
JUL/24 |
AGO/23 |
% AGO 24 |
% JUL 24 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
689 |
58 |
86 |
79 |
46,77% |
65,65% |
-32,56% |
-26,58% |
2º |
AUDI A3 |
250 |
35 |
28 |
21 |
28,23% |
21,37% |
25,00% |
66,67% |
3º |
BMW SÉRIE 1 |
36 |
8 |
2 |
6 |
6,45% |
1,53% |
300,00% |
33,33% |
4º |
HONDA CIVIC TYPE R |
58 |
6 |
7 |
5 |
4,84% |
5,34% |
-14,29% |
20,00% |
5º |
CHEVROLET BOLT |
15 |
5 |
0 |
2 |
4,03% |
0,00% |
- |
150,00% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
42 |
5 |
4 |
10 |
4,03% |
3,05% |
25,00% |
-50,00% |
7º |
NISSAN LEAF |
29 |
3 |
0 |
0 |
2,42% |
0,00% |
- |
- |
8º |
TOYOTA COROLLA GR |
36 |
3 |
4 |
0 |
2,42% |
3,05% |
-25,00% |
- |
9º |
VW GOLF |
11 |
1 |
0 |
0 |
0,81% |
0,00% |
- |
- |
1166 |
124 |
131 |
123 |
100,00% |
100,00% |
-5,34% | 0,81% |
O BYD Yuan Pro chegou ao mercado com uma missão difícil: causar impacto entre os SUVs compactos, um dos principais segmentos do país. Com proposta de um SUV elétrico de entrada, é um modelo importante por ter um patamar de preços mais próximo de veículos equivalentes com motorização flex/gasolina. Lançado no Brasil por R$ 182.800, será que fará sucesso? Confira:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Fiat Mobi 2025 fica até R$ 11.000 mais barato em promoção
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Fiat Mobi 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto; veja itens de série