A BMW celebrará o primeiro centenário de sua divisão de motocicletas, a Motorrad, agora em setembro. Uma das ações que a montadora está fazendo para marcar a data é uma série especial da R 18, moto de linhas clássicas que foi inspirada pela R 5 da década de 1930. A boa notícias é que algumas unidades chegarão por aqui.
A BMW Motorrad fará 1.923 unidades da R 18 100 anos e somente 30 delas serão oferecidas no Brasil. Cada uma delas já pode ser comprada por aqui, mas o preço já não está muito longe do valor cobrado pelos carros da BMW: R$ 189.900. A moto, porém, traz alguns poucos diferenciais em relação à configuração normal para celebrar o centenário da marca.
BMW R 18 convencional
Entre os itens exclusivos da BMW R 18 100 anos, a motocicleta recebe pintura preta com detalhes cromados nas laterais do tanque e ao centro do paralama traseiro. Ela traz duas linhas brancas nessas peças (como na versão normal), aumentando o contraste entre o preto e o cromo na moto. Há ainda um emblema "100 anos" e o assento único do condutor recebe um acabamento de couro vermelho ao topo com costura em forma de diamantes.
O maior, literalmente, atrativo de todas as configurações da BMW R 18 continua sendo seu motor boxer. Apelidado carinhosamente de "Big Boxer", é simplesmente o motor de dois cilindros contrapostos mais potente já construído na história da marca. Com 1.802 cm³ de capacidade, ele tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e entrega 91 cv de potência a 4.750 rpm e impressionantes 16,1 kgfm de torque a 3.000 rpm. A transmissão final é feita por eixo cardã, que tem o funcionamento exposto, enquanto o câmbio mecânico tem 6 marchas.
De série, a moto já traz painel de instrumentos analógico com pequena tela digital para o computador de bordo e destaque para o "Berlim Built", indicando a origem da moto. A BMW R 18 ainda conta com iluminação completa por LEDs, chave presencial, partida remota, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro.