A primeira fábrica da BMW no Brasil, localizada em Araquari, Santa Catarina, chegou a um marco produtivo histórico. A linha de montagem chegou ao veículo número 90.000 produzido por lá desde sua inauguração em 2014. O modelo que marcou este momento foi um BMW X1 sDrive20i M Sport, na cor Space Silver.

"A planta de Araquari é motivo de grande orgulho para o BMW Group. Somos a maior fabricante de veículos premium do Brasil e atingir esse importante marco de 90 mil unidades produzidas nos dá mais combustível para seguirmos na liderança do mercado premium nacional. Agradecemos aos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros, rede de concessionários e clientes que sempre prezaram pela excelência e tecnologia dos nossos produtos", afirmou Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari. "Continuaremos focados rumo às 100 mil unidades", complementa.

Fábrica da BMW em Araquari (SC) chega a 90.000 carros fabricados no Brasil

Fábrica da BMW em Araquari (SC) chega a 90.000 carros fabricados no Brasil

A planta da BMW em Araquari, Santa Catarina, possui 1,5 milhão de metros quadrados, com 112.893 metros quadrados de área construída. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares. Nessa planta, são fabricados para o mercado brasileiro os modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4. A fábrica tem capacidade para produzir até 32 mil veículos ao ano.

O novo BMW X1 é produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC) e traz sob o capô duas opções de motorização, com potências que variam de 156cv a 204cv. Já o novo BMW Série 3, único sedã produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, já está à venda no Brasil como linha 2024 e recebeu uma nova opção de cor. O modelo mantém o motor turbo 2.0 com quatro cilindros em linha, entregando até 184 cv de potência. A tração é traseira e o câmbio é automático de oito marchas.

Os BMW X3 e BMW X4 são produzidos em todas as suas versões a combustão no Brasil. Ou seja, por aqui só não são feitos em variantes eletrificadas oferecidas lá fora. A dupla de SUVs nacionais, em suas respectivas versões M40i, podem receber o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, que eleva a potência para 387 cv. Em tal configuração, são os BMW mais potentes fabricados no Brasil. A transmissão é sempre automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais, enquanto a tração é integral por demanda.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com