A Mini está com o desenvolvimento da nova geração do crossover Countryman praticamente pronto. Não por acaso, a própria marca já divulgou detalhes do modelo em ensaio de fotos com unidades camufladas e realiza os últimos testes de rodagem com protótipos em Nürburgring. No flagra da vez, a versão esportiva John Cooper Works foi captada na pista em alta velocidade realizando manobras de performance.
Nesta configuração JCW, o Countryman 2024 será equipado com conjunto híbrido do tipo plug-in e entregará potência de 326 cv. Além disso, o portfólio terá versões equipadas com motores 1.5 e 2.0 turbo a gasolina compartilhados com a nova geração do BMW X1. Será a última geração do Countryman oferecida com motores a combustão.
Novo Mini Countryman 2024 - Flagra
A partir de 2030, a Mini já confirmou que planeja se tornar uma marca totalmente elétrica. Tal estratégia começará a ser implementada com a oferta da versão 100% EV do Coutryman, que compartilhará diversos componentes com o iX1. Nesse aspecto, são esperados 313 cv de potência e autonomia superior a 400 km.
Nesta nova geração, o Countryman passará a ser produzido na fábrica do grupo BMW em Leipzig e se tornará, portanto, o primeiro Mini da história construído inteiramente na Alemanha. A produção será tocada ao lado de vários modelos conhecidos, como Série 1, Série 2 Gran Coupé e Série 2 Active Tourer. Mais de 800 milhões de euros foram investidos na planta em modernização e ampliação.
Mini Countryman 2024 - Projeção de Motor1.com
A adoção da plataforma FAAR da BMW (uma evolução da arquitetura de tração dianteira UKL) deixará o novo Countryman mais prático o espaçoso. A nova base trará melhorias consideráveis em espaço interno e conforto, especialmente para os passageiros do banco de trás, além de ampliar a capacidade do porta-malas. A cabine promete painel digital e elementos capazes de mesclar modernidade com a pegada retrô da marca.
Ao que tudo indica, o novo modelo crescerá cerca de 20 cm e saltará dos atuais 4,30 metros para cerca de 4,50 metros.