Ainda esperamos pela estreia da nova geração do Mini Cooper e, enquanto isto não acontece, a fabricante vai divulgando alguns detalhes aos poucos. A última imagem revelada é do interior, mostrando como a marca atualizou a cabine para tempos mais modernos e, para alguns, pode ter até exagerado no minimalismo, pois não tem nem um painel de instrumentos.

Para a próxima geração do Mini Cooper, a fabricante foi bem mais radical ao desenhar o interior, adotando uma filosofia minimalista até que extrema. Quase não tem botões e tem um acabamento muito limpo, sem firulas como materiais diferentes e uma quantidade grande de peças. O painel é uma peça cinza única, com saídas de ar horizontais estreitas. Tem alguns botões e um deles é o seletor de marcha.

A decisão mais impressionante foi a de não colocar um painel de instrumentos, algo ainda mais extremo do que algumas fabricantes têm feito – alguns modelos tem colocado uma tela bem pequena. Todas as informações necessárias serão projetadas no head-up display perto do para-brisa. Aparentemente, isso será só para a versão elétrica, mas esta informação ainda não está confirmada. Tudo isso remete ao primeiro Mini, servindo como uma referência ao passado. O modelo original usava o painel de instrumentos no centro do interior e tinha alguns comandos logo abaixo.

Já conhecemos o exterior do novo Mini, revelado há algumas semanas, mostrando que terá uma carroceria mais simples que a atual. A frente etrá uma área trapezoidal, onde ficará a grade nas versões com motores a combustão. Os faróis de LED redondos terão duas linhas horizontais na parte interna, fazendo o contorno das luzes principais. Ao menos na versão elétrica, terá balanços bem curtos, principalmente na traseira. A parte de trás adota uma identidade nova, com lanternas em forma de triângulo e uma barra preta na tampa do porta-malas.

A nova geração do Mini Cooper terá versões elétricas e com motores a combustão, que usarão plataformas diferentes. O Cooper E contará com um motor elétrico de 183 cv montado no eixo dianteiro, usando baterias de 40,7 kWh para entregar uma autonomia de aproximadamente 300 km, enquanto o Cooper SE usaria um propulsor de 218 cv, trocando as baterias por um conjunto de 54,2 kWh para que a autonomia cresça para 400 km.

Apesar de ter revelado fotos do carro e alguns detalhes sobre a versão elétrica, a Mini ainda não divulga uma data de apresentação para o novo Cooper. Considerando todas as informações já divulgadas, a estreia deve acontecer ainda em 2023.


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