page ad skin

Volkswagen manterá sigla GTI viva em elétricos, mas com novo logotipo

Tradicional emblema usado por esportivos será modificado para entrar na era da eletrificação

VW Golf GTI 40th Anniversary Edition 2023

A chegada da eletrificação não impedirá a Volkswagen de continuar com a tradição de produzir versões esportivas para seus principais modelos. Prova disso é que a icônica sigla GTI, historicamente usada por veículos voltados para performance, seguirá viva nos próximos anos e passará a ser usada pelos elétricos da marca.

Para tanto, a sigla será modificada e ganhará novo logotipo. Imagem da nova versão foi registrada recentemente no Escritório Alemão de Patentes e Marcas. Na foto, é possível notar que as letras GT (Grand Tourer) serão mantidas, mas o I (injeção) será substituído pelo desenho de um raio, para fazer referência à eletrificação.

Volkswagen ID.2all

Atualmente, a Volkswagen usa a sigla GTD para versões esportivas a diesel, GTE para híbridos plug-in e GTX para modelos totalmente elétricos, além do próprio GTI apenas para carros a gasolina. Além disso, há o emblema R reservado para modelos de desempenho ainda mais aguçado. Até 2030, a marca diz que se tornará totalmente elétrica, o que explica a chegada da nova sigla ao portfólio.

Em ocasião recente, o CEO da VW, Thomas Schäfer, descreveu os nomes Golf e GTI como icônicos. “Seria uma loucura deixá-los morrer e escapar”, disse. Além disso, fontes internas afirmam que executivos estão considerando deixar de lado a sigla GTX e substituí-la pela GTI remodelada. Isso explica os planos para renovação do emblema e adequação para uso em trens de força eletrificados.

Nova sigla GTI

Entre os modelos mais cotados para adotar a nova sigla GTI, destaque para o ID.2. O modelo será produzido sobre a plataforma MEB Entry e, contrário do ID.3, terá motor elétrico montado na frente. O arranjo é considerado mais adequado para a proposta esportiva da sigla. A conferir.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários