A nova geração do Nissan Kicks não vai demorar muito mais tempo para ser apresentada. Lançado em 2016, o SUV compacto já está perto de seus 8 anos de vida, então é momento de ser renovado. O modelo apareceu novamente em testes, desta vez nos Estados Unidos, ainda bem camuflado e escondendo praticamente todo o seu design. Acredita-se que a estreia mundial aconteça ainda este ano, começando a ser vendido na Ásia antes de chegar ao Brasil.

A Nissan realmente quer esconder o Kicks e está usando um adesivo preto em toda a carroceria para não mostrar nenhum detalhe. Ainda assim, podemos notar algumas coisas. Na parte dianteira, a área da placa está bem alta e o desenho da carroceria mostra que não terá a mesma grade enorme usada hoje pelo SUV compacto – esta mesma identidade visual é usada por outros modelos da marca. É possível que busque uma inspiração no novo X-Trail, que tem uma entrada de ar bem menor.

Logo abaixo está uma segunda entrada de ar, consideravelmente maior do que a atual e com outro formato. Logo no meio está um retângulo preto, uma peça normalmente usada para guardar os radares usados em equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo. Ainda não está claro se terá um sistema de faróis duplos como no X-Trail. O conjunto que está aparente fica logo abaixo do capô (que tem uma linha bem alta) e podemos ver a parte da seta na lateral.

Olhando de lado, o novo Kicks passa a impressão de ser maior por conta do balanço dianteiro, levemente mais comprido e com uma linha alta. Só que basta olhar para as portas para ver que estão menores. A porta traseira até perdeu a janela espia, que pode ter sido posicionada na coluna C. Como o SUV mudará de plataforma, para a CMF-B, a Nissan deve ter tido que fazer alguns ajustes. Porém, aparenta ter uma proporção próxima do carro atual, que mede 4,31 metros de comprimento.

Novo Nissan Kicks 2025 - Testes nos EUA

A traseira segue bem camuflada. O único ponto que podemos perceber é a lanterna na horizontal, abandonando o formato de mais ousado do modelo atual. Como o carro está rodando com carroceria definitiva, não é um conjunto de uso temporário. Ainda não vimos nenhuma foto do interior. A Nissan deve aproveitar a troca de geração para deixar o SUV mais equipado, talvez até recebendo um painel de instrumentos digital ao invés de uma tela parcial.

A motorização é outro mistério até o momento. Como a ordem era compartilhar mais tecnologias com a Renault e o Kicks adotará a plataforma CMF-B desenvolvida pela Aliança, o SUV nacional deve receber o 1.0 turbo que está sendo desenvolvido pela fabricante francesa e que fará sua estreia no utilitário que será apresentado este ano. Para o mercado global, a Nissan deve seguir apostando no sistema híbrido e-Power, usando um motor a combustão como gerador de energia, movendo o veículo com um propulsor elétrico.

Novo Nissan Kicks 2025 - Testes nos EUA

Como a Nissan já anunciou um investimento de US$ 250 milhões (R$ 1,18 bilhão) para a fábrica em Resende (RJ) e o novo Kicks já foi visto em testes também no Brasil, a troca de geração deve acontecer já em 2024. Há rumores de que poderia conviver com a geração atual, da mesma forma que a Hyundai faz com o Creta, mantendo o modelo antigo com o nome Creta Action.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com