A Peugeot praticamente finalizou o desenvolvimento da nova geração do SUV 3008 e não deve demorar mais do que alguns meses para apresentá-la. A própria marca já divulgou as primeiras fotos da cabine do novo modelo e, agora, revela detalhes do design do exterior.
Apesar de camuflado, o 3008 2024 mostra alinhamento aos mais recentes lançamentos da Peugeot. Nesse contexto, destaque para a traseira com mais personalidade e inspirada nas linhas do irmão menor 408. Repare que o caimento do teto foi acentuado em relação ao modelo antigo e a pegada cupê/fastback bastante evidenciada.
No interior, o destaque ficará por conta do painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel.
Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.
Outra novidade é a aposentadoria da tradicional alavanca de câmbio, que dá lugar aos botões "PRND" posicionados à direita do botão de partida. A mudança rendeu mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais estreitas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.
Na mecânica, o 3008 de nova geração adotará a plataforma STLA Medium da Stellantis (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass). A base tem arquitetura de 400 volts e foi projetada para modelos das classes C e D com distância entre-eixos de 2.700 a 2.900 mm, bem como comprimento total de 4,3 a 4,9 m. A capacidade máxima da bateria é de 98 kWh, com autonomia de 700 km no ciclo WLTP.
Os motores que serão adotados no SUV, porém, ainda são desconhecidos. A plataforma suporta modelos de tração dianteira ou de tração nas quatro rodas com um motor em cada eixo.
Em 2022, o 3008 vendeu na Europa 106.752 unidades. No segmento, ficou atrás do Hyundai Tucson (150.803 unidades), Kia Sportage (137.353), Ford Kuga (127.266) e Nissan Qashqai (116.365).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Peugeot 3008 tem desenho registrado no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Peugeot 3008 2024 faz estreia oficial e dá o tom do próximo Compass
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Peugeot 3008 2024 tem primeiras imagens reveladas; confira visual
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
"Compass" da Peugeot, novo 3008 2024 é flagrado com carroceria definitiva