A Kia aproveitou o lançamento da nova geração do Sportage no Brasil para anunciar a chegada de uma série de novidades ao mercado nacional nos próximos meses. De acordo com José Luiz Gandini, modelos recentemente renovados lá fora serão brevemente lançados por aqui e carros já em oferta receberão mudanças na motorização. Além disso, o haverá atenção especial para eletrificação.

Nesse quesito, duas novidades já foram anunciadas: as novas gerações dos SUVs Niro e Sorento, ambas em versões híbridas. O primeiro estreou há poucos meses no exterior e deverá ser o primeiro da lista a chegar, provavelmente em setembro. Resta saber qual configuração será escolhida, já que lá fora há variantes híbrida tradicional (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). Nos dois casos, o motor 1.6 a gasolina é associado a propulsores elétricos. A potência varia de 139 cv a 180 cv.

Galeria: Kia Niro EV (2022)

Já em 2023 será lançado o Sorento de nova geração, também híbrido. Lá fora, o SUV também é vendido em versões tradicionais e plug-in. Dependendo da configuração, combina motor 1.6 turbo a gasolina com injeção direta, propulsor elétrico de 44,2 kW (60 cv) e bateria de 1,49 kWh. Entrega de forma combinada 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas e a tração integral. Resta saber qual especificação será escolhida para o Brasil.

2021 Kia Sorento
Sorento de nova geração

Ainda no campo da eletrificação, está confirmado também para o ano que vem o lançamento do EV6, crossover totalmente elétrico da marca. Já é vendido na América do Norte e mercados da Ásia, com destaque para o design ousado e as diversas tecnologias embarcadas. Dependendo da configuração, pode entregar de 170 cv a 325 cv de potência e rodar até 500 km com uma única carga. A recarga rápida de até 80% é realizada em apenas 18 minutos.

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EV6, crossover puramente elétrico

Por fim, a Kia também confirmou novidades para o sedã Cerato - neste caso não em termos de eletrificação. De acordo com a marca, o modelo trocará o atual motor 2.0 aspirado de 163 cv por um propulsor turbo de detalhes ainda desconhecidos. Lá fora, o três volumes conta com duas opções nesse sentido: 1.6 TGDi de 204 cv e 27 kgfm, e 1.4 TGDi de 130 cv e 21,5 kgfm de força. A troca de motor deverá vir acompanhada de leve reestilização, apresentada desde o ano passado.

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