A Mitsubishi se prepara para apresentar um inédito SUV, desta vez, um modelo inédito de verdade. Diferente dos gêmeos Renault rebatizados, como os Clio/Colt e Captur/ASX, este novo utilitário esportivo é um esforço feito totalmente pela Mitsubishi. Uma versão conceitual e bem exagerada foi antecipada no fim de maio e agora teasers chamam a atenção para seu lançamento no Salão da Indonésia de 2023, no dia 10 de agosto.

Para que você tenha uma ideia do que esperar, veja como é o conceito XFC Concept 2022. Novas informações antecipam que o inédito SUV terá uma pegada off-road real, com direito a uma distância do solo de 222 milímetros. O estilo também deve ser mais robusto, com as caixas de roda bem marcadas e rodas com desenho inspirado no protótipo. Embora não seja mais uma novidade no mercado, o novo SUV da Mitsubishi terá o teto de estilo flutuante, que no carro final terá pintura contrastante com a carroceria.

No mais recente teaser divulgado por vídeo, é possível notar o painel com esquema de telas digitais, sendo uma delas para o quadro de instrumentos e outra para o sistema de gerenciamento e entretenimento. O carro conceitual tinha controles separados montados no console central para algumas das funções, então é provável que a Mitsubishi não tenha integrado tudo na tela sensível ao toque.

Teaser do crossover compacto Mitsubishi 2024

Uma das informações já confirmadas é que o sistema de som foi desenvolvido em parceria com a Yamaha e terá diferentes modos de condução (Normal, Gravel e Mud). Outro recurso que vale a pena destacar é o Active Yaw Control para distribuir o torque entre as rodas dianteiras, dependendo das condições de direção. O AYC existe desde os tempos do Lancer Evolution, onde servia como diferencial traseiro. No novo SUV, o AYC também faz alterações no controle de tração e na direção para melhorar o comportamento do carro em vários tipos de estradas.

Embora tenha como alvo principal os países do Sudeste Asiático, o novo SUV poderá ser vendido em outros lugares. A Mitsubishi diz que tudo dependerá da receptividade do modelo por lá, onde terá como rivais os coreanos Hyundai Creta e Kia Seltos, além do japonês Honda HR-V.

Teaser do crossover compacto Mitsubishi 2024
Envie seu flagra! flagra@motor1.com