A Alemanha comemorou mais um mês de crescimento nas vendas de veículos 0 km, o 4º consecutivo. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, as 246.966 unidades registradas em maio representaram um avanço de pouco mais de 19% na comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado, de 1.116.731 unidades, já é 10,2% superior ao de 2022.
Com 43.831 unidades, a Volkswagen manteve uma confortável liderança, mas foi a única do top 5 a perder participação de mercado nos últimos doze meses. Vice, a Mercedes-Benz (27.911) chegou ao 5º mês seguido acima dos 10% de market share. O destaque do mês foi a BMW (27.489), que atingiu sua melhor participação (11,1%) desde setembro de 2018, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Ford (10.913) e Opel (10.405) foram as únicas do top 10 em baixa.
POS. |
MARCA |
MAI.2023 |
% MERCADO 2023 |
MAI.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW |
43.831 |
17,7% |
38.782 |
18,7% |
13,0% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
27.911 |
11,3% |
18.008 |
8,7% |
55,0% |
3º |
BMW |
27.489 |
11,1% |
17.158 |
8,3% |
60,2% |
4º |
AUDI |
22.143 |
9,0% |
16.287 |
7,9% |
36,0% |
5º |
SKODA |
13.157 |
5,3% |
10.645 |
5,1% |
23,6% |
6º |
SEAT |
11.434 |
4,6% |
9.510 |
4,6% |
20,2% |
7º |
FORD |
10.913 |
4,4% |
12.153 |
5,9% |
-10,2% |
8º |
OPEL |
10.405 |
4,2% |
13.057 |
6,3% |
-20,3% |
9º |
HYUNDAI |
9.341 |
3,8% |
8.503 |
4,1% |
9,9% |
10º |
KIA |
6.684 |
2,7% |
6.582 |
3,2% |
1,5% |
11º |
TOYOTA |
5.768 |
2,3% |
6.516 |
3,1% |
-11,5% |
12º |
DACIA |
5.658 |
2,3% |
3.620 |
1,7% |
56,3% |
13º |
FIAT |
5.650 |
2,3% |
6.833 |
3,3% |
-17,3% |
14º |
RENAULT |
5.287 |
2,1% |
5.979 |
2,9% |
-11,6% |
15º |
TESLA |
5.265 |
2,1% |
293 |
0,1% |
1696,9% |
16º |
MINI |
3.788 |
1,5% |
3.473 |
1,7% |
9,1% |
17º |
CITROËN |
3.700 |
1,5% |
4.136 |
2,0% |
-10,5% |
18º |
PEUGEOT |
3.521 |
1,4% |
3.183 |
1,5% |
10,6% |
19º |
MAZDA |
3.279 |
1,3% |
1.950 |
0,9% |
68,2% |
20º |
VOLVO |
3.091 |
1,3% |
2.775 |
1,3% |
11,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
246.966 |
100,0% |
207.199 |
100,0% |
19,2% |
|
ACUMULADO |
1.116.731 |
100,0% |
1.013.417 |
100,0% |
10,2% |
Na disputa entre os modelos, a VW não deu chances às rivais e emplacou os três mais vendidos. Com 6.035 unidades, o T-Roc conquistou apenas a sua 4ª liderança – as demais foram em outubro/21, agosto/22 e março/23 – e reduziu para pouco mais de 2 mil unidades a sua desvantagem no acumulado do ano em relação ao Golf (5.436), 3º em maio. Dobrando as vendas de 2022, o Tiguan (5.641) foi o 2º colocado.
Com 100% de avanço no período, o Mercedes-Benz Classe C (5.221) aparece na 4ª posição, bem perto de entrar no pódio. Preferido em abril, o Opel Corsa (4.434) caiu para 5º. Em seu 1º top 10 no ano, o BMW Série 3 emplacou 4.406 unidades. Quarto colocado no acumulado de 2023, o Tesla Model Y (4.240) garantiu a presença de dois elétricos no pelotão de cima – o outro foi o VW ID.4 (3.720), que ainda não havia figurado entre os dez primeiros nesse ano.
POS. |
MODELO |
MAI.2023 |
% MERCADO 2023 |
MAI.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW T-ROC |
6.035 |
2,4% |
5.273 |
2,5% |
14,5% |
2º |
VW TIGUAN |
5.641 |
2,3% |
2.800 |
1,4% |
101,5% |
3º |
VW GOLF |
5.436 |
2,2% |
6.197 |
3,0% |
-12,3% |
4º |
MERCEDES CLASSE C |
5.221 |
2,1% |
2.605 |
1,3% |
100,4% |
5º |
OPEL CORSA |
4.434 |
1,8% |
5.102 |
2,5% |
-13,1% |
6º |
BMW SÉRIE 3 |
4.406 |
1,8% |
2.859 |
1,4% |
54,1% |
7º |
VW PASSAT |
4.384 |
1,8% |
3.944 |
1,9% |
11,2% |
8º |
TESLA MODEL Y |
4.240 |
1,7% |
112 |
0,1% |
3685,7% |
9º |
MINI |
3.788 |
1,5% |
3.473 |
1,7% |
9,1% |
10º |
VW ID.4 |
3.720 |
1,5% |
1.849 |
0,9% |
101,2% |
11º |
BMW SÉRIE 4 |
3.718 |
1,5% |
1.248 |
0,6% |
197,9% |
12º |
BMW X1 |
3.596 |
1,5% |
1.873 |
0,9% |
92,0% |
13º |
SKODA OCTAVIA |
3.250 |
1,3% |
1.480 |
0,7% |
119,6% |
14º |
MERCEDES GLC |
3.245 |
1,3% |
1.955 |
0,9% |
66,0% |
15º |
AUDI A6 |
3.188 |
1,3% |
1.278 |
0,6% |
149,5% |
16º |
AUDI A3 |
3.103 |
1,3% |
2.444 |
1,2% |
27,0% |
17º |
CUPRA FORMENTOR |
2.872 |
1,2% |
2.562 |
1,2% |
12,1% |
18º |
FIAT 500 |
2.818 |
1,1% |
3.503 |
1,7% |
-19,6% |
19º |
AUDI A4 |
2.772 |
1,1% |
1.483 |
0,7% |
86,9% |
20º |
VW T-CROSS |
2.756 |
1,1% |
3.309 |
1,6% |
-16,7% |
21º |
BMW X3 |
2.716 |
1,1% |
2.548 |
1,2% |
6,6% |
22º |
VW TRANSPORTER |
2.685 |
1,1% |
3.369 |
1,6% |
-20,3% |
23º |
BMW SÉRIE 2 |
2.588 |
1,0% |
1.239 |
0,6% |
108,9% |
24º |
FIAT DUCATO |
2.514 |
1,0% |
3.038 |
1,5% |
-17,2% |
25º |
MERCEDES CLASSE E |
2.486 |
1,0% |
2.513 |
1,2% |
-1,1% |
26º |
BMW SÉRIE 5 |
2.479 |
1,0% |
1.289 |
0,6% |
92,3% |
27º |
MERCEDES CLASSE A |
2.456 |
1,0% |
1.147 |
0,6% |
114,1% |
28º |
BMW SÉRIE 1 |
2.351 |
1,0% |
1.846 |
0,9% |
27,4% |
29º |
FORD KUGA |
2.311 |
0,9% |
3.484 |
1,7% |
-33,7% |
30º |
AUDI Q5 |
2.274 |
0,9% |
2.169 |
1,0% |
4,8% |
31º |
FORD TRANSIT |
2.264 |
0,9% |
2.113 |
1,0% |
7,1% |
32º |
DACIA SANDERO |
2.244 |
0,9% |
752 |
0,4% |
198,4% |
33º |
MERCEDES CLASSE V |
2.239 |
0,9% |
1.806 |
0,9% |
24,0% |
34º |
AUDI Q2 |
2.222 |
0,9% |
1.009 |
0,5% |
120,2% |
35º |
HYUNDAI KONA |
2.217 |
0,9% |
2.027 |
1,0% |
9,4% |
36º |
VW ID.3 |
2.185 |
0,9% |
1.356 |
0,7% |
61,1% |
37º |
FORD PUMA |
2.155 |
0,9% |
2.215 |
1,1% |
-2,7% |
38º |
MERCEDES GLA |
2.151 |
0,9% |
1.027 |
0,5% |
109,4% |
39º |
SEAT LEON |
2.122 |
0,9% |
2.827 |
1,4% |
-24,9% |
40º |
MERCEDES CLA |
2.057 |
0,8% |
794 |
0,4% |
159,1% |
41º |
TOYOTA YARIS |
2.000 |
0,8% |
2.550 |
1,2% |
-21,6% |
42º |
SKODA KODIAQ |
1.995 |
0,8% |
1.382 |
0,7% |
44,4% |
43º |
FORD FOCUS |
1.966 |
0,8% |
1.480 |
0,7% |
32,8% |
44º |
SEAT ATECA |
1.951 |
0,8% |
1.159 |
0,6% |
68,3% |
45º |
VW POLO |
1.914 |
0,8% |
2.759 |
1,3% |
-30,6% |
46º |
HYUNDAI TUCSON |
1.830 |
0,7% |
1.335 |
0,6% |
37,1% |
47º |
VW UP |
1.823 |
0,7% |
2.223 |
1,1% |
-18,0% |
48º |
KIA SPORTAGE |
1.729 |
0,7% |
1.838 |
0,9% |
-5,9% |
49º |
OPEL MOKKA |
1.722 |
0,7% |
1.761 |
0,8% |
-2,2% |
50º |
BMW X5 |
1.721 |
0,7% |
1.279 |
0,6% |
34,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta