O BMW iX chegou ao Brasil no início de 2022 e a marca confirmou a chegada de mais uma versão com maior desempenho. Em fase de homologação no Brasil, o BMW iX M60 será lançado no segundo semestre deste ano, mais especificamente no final de julho, com visual exclusivo e passa a ser o carro elétrico mais potente da BMW no Brasil, com 619 cv e mais de 102 kgfm de torque.
Visualmente, a versão M60 segue as linhas das versões já à venda do BMW iX no Brasil, as xDrive50 e xDrive40. Os diferenciais estão em alguns detalhes como as novas rodas de 22 polegadas design revisado. Nos freios, as pinças são pintadas de Dark Blue. Além disso, o modelo tem acabamentos externos na tonalidade Titanium Bronze Finish.
A grade, assim como nas versões já à venda, usa nanotecnologia e é capaz de se recuperar de pequenos danos por conta própria. Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX, a grade guarda outra tecnologia. Pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.
Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX M60 tem tração integral xDrive de série. Ele entrega 96 cv de potência e 25,5 kgfm de torque a mais do que a versão xDrive50. Com esse conjunto, o BMW iX M60 acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250km/h para preservação da bateria.
Além de se tornar o carro elétrico mais potente à venda pela BMW no Brasil, desbancando o posto que era ocupado até então pelo BMW i4 M50 (544cv), o iX M60 passa a ser o carro com a melhor aceleração da BMW à venda no país, dividindo o topo com o BMW X6 M, que também arranca de 0 a 100km/h nos mesmos 3,8 segundos.
Por dentro, o modelo é equipado com BMW Curved Display, uma tela curva composta pelas informações do painel de instrumentos em display de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. Tratando-se de uma versão top de linha, o BMW iX M60 tem uma lista de equipamentos extensa. O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas e tem comandos por toque. O sistema de som da Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos -, entregando 1.615 W de potência.
Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco. A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionando sombra e controla a temperatura do ambiente.
No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de manutenção de faixa. Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, de acordo com a marca. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Em fase de homologação no Brasil, o BMW iX ainda não tem dados de alcance fornecidos pelo PBEV. Com bateria de capacidade total de 111,5 kWh, o modelo tem alcance de 561 km no ciclo de testes WLTP conduzido na Europa. Vale destacar que o BMW iX M60 vem de série com dois carregadores, um carregador de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: lançamentos do Electric Days, Fiat Titano e mais
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Este BMW iX é capaz de mudar de cor apenas com a força do pensamento
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Audi, BMW, Chevrolet, Lamborghini: qual o melhor vídeo de Natal?
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV