Em vídeo divulgado recentemente, a Jeep atiçou a curiosidade do público quanto ao funcionamento de tecnologia inédita que em breve colocará no mercado. A novidade em questão é um sistema autônomo de condução voltado especificamente para aplicação off-road, que nos próximos anos será usado pelos SUVs da marca.
Para divulgar a tecnologia, a Jeep equipou o sistema em duas unidades do Grand Cherokee 4xe (versão híbrida que será vendida no Brasil) e as levou para o famoso deserto de Moab, em Utah, nos Estados Unidos. O vídeo é curto, mas revela os SUVs vencendo as trilhas de areia e rochas escorregadias sem motorista, só com com o volante girando sozinho enquanto o computador traça o próprio curso.
A Jeep diz que a tecnologia será útil tanto para off-roaders experientes quanto para aventureiros novatos, permitindo que mais clientes "em todo o mundo se juntem e aproveitem a aventura", nas palavras do CEO Christian Meunier. O executivo disse ainda que a tecnologia "terá aplicativos da vida real dentro e fora da trilha em uma ampla gama de modos de condução".
Não é a primeira vez que a Jeep fala sobre direção off-road autônoma. Há quase dois anos, a marca adiantou que a tecnologia e os recursos se tornariam aplicáveis até 2030. No final do ano passado, o grupo Stellantis, controlador da Jeep, adquiriu a empresa AiMotive e deve acelerar ainda mais o processo de desenvolvimento da direção autônoma.
Mais detalhes sobre a tecnologia serão divulgados em breve, já que a própria Jeep prometeu divulgar vídeo completo do sistema em funcionamento no final do verão norte-americano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025: antigo protagonista
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Jeep Grand Cherokee vai mal nas vendas e terá produção suspensa
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado